DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Especialização em Docência na Educação Infantil (EDEI) >
Especialização (EDEI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20023

Title: A brincadeira como elemento de mediação e socialização na educação infantil
Authors: Santos, Silvânia Oliveira Estrela
???metadata.dc.contributor.advisor???: Souza, Edna Rodrigues de
Keywords: Educação infantil;Brincar;Mediação;Aprendizagem;Early childhood education;Playing;Mediation;Learning
Issue Date: 11-Aug-2016
Abstract: A presente pesquisa “A brincadeira como elemento de mediação e socialização na Educação Infantil, tem como objeto alunos do grupo 4 de uma dada escola da rede municipal de Santa Bárbara, Bahia. Utilizando como referência obras e artigos referentes a temática o brincar na Educação Infantil, no que tange ao processo histórico, a relevância do brincar na construção de conhecimentos e como o educador pode mediar favorecendo significância das mesmas para seus discentes. Para tanto me baseio nos estudos de Alves (2005); Bomtempo (1999); Chizzotti (2001); Gil (1999); Kishimoto (1999); Macedo (2004); Moyles (2002); Oliveira (2002); Sarmento (2004) e Willems (1964). O objetivo deste trabalho foi analisar como a brincadeira pode contribuir na melhoria das relações entre as crianças mediando à socialização entre eles da Educação Infantil (grupo 4). A análise através da observação e coparticipação indicou que o brincar é essencial e indispensável no processo de desenvolvimento das crianças, pois, a partir das brincadeiras o conhecimento vai se moldando, trazendo significância, novas relações se constroem. Dessa maneira, é válido afirmar que o brincar é parte integrante da Educação Infantil, contribuindo significadamente para o processo ensino-aprendizagem. Isso pôde ser analisado e refletido a partir da observação e coparticipação que contribuíram com a dada pesquisa.
ABSTRACT This research "The game as part of mediation and socialization in early childhood education, is to group students object 4 from a given school municipal Santa Barbara, Bahia. Using as reference books and articles related to the theme playing in kindergarten, with respect to the historical process, the importance of play in the construction of knowledge and how the teacher can mediate significance favoring the same for their students. Therefore I base my studies of Alves (2005); Bontempo (1999); Chizzotti (2001); Gil (1999); Kishimoto (1999); Macedo (2004); Moyle (2002); Oliveira (2002); Sarmento (2004) and Willems (1964). The aim of this study was to analyze how the game can contribute to the improvement of relations between children mediating socialization among them of early childhood education (group 4). The analysis through observation and joint participation indicated that the play is essential and indispensable in the children's development process, because from the games knowledge will casting, bringing significant new relationships are built. Thus, it is fair to say that the play is an integral part of early childhood education, significadamente contributing to the teachinglearning process. This could be analyzed and reflected from the observation and coparticipation that contributed to the given search.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20023
Appears in Collections:Especialização (EDEI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Monografia de Silvânia.pdf603.1 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA