Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Edna Rodrigues de-
dc.contributor.authorSantos, Silvânia Oliveira Estrela-
dc.creatorSantos, Silvânia Oliveira Estrela-
dc.date.accessioned2016-08-11T17:07:45Z-
dc.date.available2016-08-11T17:07:45Z-
dc.date.issued2016-08-11-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20023-
dc.description.abstractA presente pesquisa “A brincadeira como elemento de mediação e socialização na Educação Infantil, tem como objeto alunos do grupo 4 de uma dada escola da rede municipal de Santa Bárbara, Bahia. Utilizando como referência obras e artigos referentes a temática o brincar na Educação Infantil, no que tange ao processo histórico, a relevância do brincar na construção de conhecimentos e como o educador pode mediar favorecendo significância das mesmas para seus discentes. Para tanto me baseio nos estudos de Alves (2005); Bomtempo (1999); Chizzotti (2001); Gil (1999); Kishimoto (1999); Macedo (2004); Moyles (2002); Oliveira (2002); Sarmento (2004) e Willems (1964). O objetivo deste trabalho foi analisar como a brincadeira pode contribuir na melhoria das relações entre as crianças mediando à socialização entre eles da Educação Infantil (grupo 4). A análise através da observação e coparticipação indicou que o brincar é essencial e indispensável no processo de desenvolvimento das crianças, pois, a partir das brincadeiras o conhecimento vai se moldando, trazendo significância, novas relações se constroem. Dessa maneira, é válido afirmar que o brincar é parte integrante da Educação Infantil, contribuindo significadamente para o processo ensino-aprendizagem. Isso pôde ser analisado e refletido a partir da observação e coparticipação que contribuíram com a dada pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research "The game as part of mediation and socialization in early childhood education, is to group students object 4 from a given school municipal Santa Barbara, Bahia. Using as reference books and articles related to the theme playing in kindergarten, with respect to the historical process, the importance of play in the construction of knowledge and how the teacher can mediate significance favoring the same for their students. Therefore I base my studies of Alves (2005); Bontempo (1999); Chizzotti (2001); Gil (1999); Kishimoto (1999); Macedo (2004); Moyle (2002); Oliveira (2002); Sarmento (2004) and Willems (1964). The aim of this study was to analyze how the game can contribute to the improvement of relations between children mediating socialization among them of early childhood education (group 4). The analysis through observation and joint participation indicated that the play is essential and indispensable in the children's development process, because from the games knowledge will casting, bringing significant new relationships are built. Thus, it is fair to say that the play is an integral part of early childhood education, significadamente contributing to the teachinglearning process. This could be analyzed and reflected from the observation and coparticipation that contributed to the given search.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectPlayingpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA brincadeira como elemento de mediação e socialização na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesRibeiro, Silvanne-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Silvânia.pdf603,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.