Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19963
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Brincando a gente aprende: o brincar no desenvolvimento da criança da pré-escola
Authors: Muller, Rita de Cássia Santana
metadata.dc.creator: Muller, Rita de Cássia Santana
Abstract: Esta pesquisa traz uma discussão acerca da temática “Brincando a gente aprende: o brincar no desenvolvimento da criança da pré-escola”, com ênfase nos aspectos social e cognitivo, a partir das vivências lúdicas no âmbito escolar. O brincar está em volta das crianças e precisa fazer parte do ambiente da Educação Infantil, visando proporcionar uma aprendizagem dinâmica e com mais significado, permitindo que a criança aprenda de forma prazerosa. O educador necessita perceber o potencial do brincar e oportunizar mais momentos lúdicos nos espaços internos e externos da escola, no intuito de estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias dessa fase. Por acreditar que o brincar é um dispositivo pedagógico enriquecedor e necessário que o professor deve utilizar para motivar e estimular o aprendizado da criança, surgiu o desejo em referendar esse estudo e buscar resposta concreta para esta indagação: como o brincar pode influenciar no processo de desenvolvimento da criança da pré-escola nos aspectos social e cognitivo, especificamente, do grupo 5? Teve como objetivo, conhecer como o brincar pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento social e cognitivo da criança da pré-escola, tomando como referência a unidade escolar DJ, situada no município de Candeias-Ba. A metodologia usada foi de abordagem qualitativa e bibliográfica, com inspiração etnográfica, na qual empreguei a técnica da observação, fundamentada à luz de renomados pesquisadores, tais como: Vygotsky, Brougère, Kishimoto, Friedmann, entre outros. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados coletados, nota-se que o brincar, de fato, influencia no desenvolvimento infantil no campo social e cognitivo, mas não apenas, colaborando assim para a construção do seu próprio conhecimento. Como aponta Cunha (1998, p. 9): “Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades.” Diante disso, é necessário sistematizar o brincar no contexto escolar, a fim de estimular o desenvolvimento da criança e mostrar que é possível promover uma educação de qualidade e mais interessante para os pequenos.
Keywords: Educação infantil
Brincar
Desenvolvimento infantil
Criança
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19963
Issue Date: 3-Aug-2016
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DA PRÉ-ESCOLA - Rita Muller.pdf679,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.