Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19914
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Produção de atos de leitura na educação infantil por crianças do grupo 5
Autor : Jesus, Naíra Santos Roque de
metadata.dc.creator: Jesus, Naíra Santos Roque de
Resumen : Neste trabalho proponho compreender os atos de leitura desenvolvidos na Educação Infantil através da minha prática pedagógica, pois a prática de leitura de alguns professores, indica que ainda se alicerça em concepções de alfabetização em que prevalecem atitudes que se distanciam do conhecimento de mundo produzido pelas crianças. Assim sendo, o objetivo deste estudo consiste em compreender os atos de leitura que as crianças no Grupo 5 produzem na EducaçãoInfantil. Especificamente, a intenção é,descrever as práticas de leitura desenvolvidas na Educação Infantile, analisar os atos de leitura produzidos pelas crianças no grupo 5, em uma instituição da rede municipal de ensino, destacando os atos de leitura observáveis. A pesquisa de campo foi desenvolvida em um Centro de Educação Infantil do Município de Itaparica (CEIMI) tendo como base metodológica os fundamentos da Etnopesquisa Crítica, por valorizar os sujeitos, crianças, seus etnométodos e, os atos de leitura. Para leitura, tratamento, interpretação e análise dos dados produzidos, recorro ao embasamento teórico de Freire (2008) sobre leitura e a importância do ato de ler e de Ferreiro e Teberosky (2006) sobre atos de leitura. Nesse contexto, busco respostas para o que indago: Que atos de leitura as crianças do Grupo 5 produzem na Educação Infantil? Os aspectos conclusivos nos fazem entender que o processo de construção/produção de conhecimento não pode ser compreendido sem a mediação dos atos de leitura que permeiam todas as nossas ações no mundo, bem como não pode ser imposto desconsiderandoa dimensão cultural que faz parte das ações e da lógica da criança.
Abstract In this paper I propose to understand the acts of reading developed in kindergarten through my teaching practice, for the practice of reading some teachers, it indicates that there is grounded in literacy conceptions prevailing attitudes that move away from the world of knowledge produced by children . Therefore, the aim of this study is to understand the acts of reading that children in Group 5 produce in kindergarten. Specifically, the intention is to describe the reading practices developed in Early Childhood Education and analyze the acts of reading produced by children in group 5, in an institution of municipal schools, highlighting the observable acts of reading. The field research was developed in a Children's Education Center of the Municipality of Itaparica (CEIMI) and had as a methodological basis the foundations of Etnopesquisa Criticism, by valuing the subjects, children, their etnométodos and the acts of reading. For reading, processing, interpretation and analysis of the data produced, we turn to the theoretical basis of Freire (2008) on reading and the importance of the act of reading and Ferreiro and Teberoky (2006) on reading acts. In this context, I seek answers to what inquire: What acts of reading children Group 5 produce in kindergarten? Conclusive aspects make us understand that the process of construction / production of knowledge can not be understood without the mediation of the acts of reading that permeate all our actions in the world, and can not be imposed disregarding the cultural dimension that is part of actions and the child's logic. Keywords: Acts of reading. Children. Child education.
Palabras clave : Atos de leitura
Crianças
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Educação Pré-Escolar
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19914
Fecha de publicación : 2-ago-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.