Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19900
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reinventando o espaço da sala de Educação Infantil a partir do olhar das crianças para o aprender brincando
Autor(es): Muniz, Lais Santana
Autor(es): Muniz, Lais Santana
Abstract: Analisar o cotidiano da nossa prática pedagógica é uma tarefa difícil, pois percebemos algumas das nossas limitações enquanto educadoras. Organizar o ambiente de educação infantil de forma que permita às crianças aprender brincando é um dos entraves em meu cotidiano pedagógico. Percebo que o ambiente no qual estamos inseridos não proporciona às crianças uma exploração do espaço que possibilite o seu desenvolvimento. Acredito que esse espaço de brincar e aprender não deve ser pensado e organizado somente pelo professor, ele deve ser pensado para as crianças e pelas crianças. Foi desta forma que surgiu o meu problema de pesquisa: Como o espaço da sala poderá ser reorganizado para aprender brincando a partir do que dizem as crianças? A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo geral analisar como as crianças do grupo 4 de um Centro Integrado de Educação Infantil no município de Camaçari pensam e desejam a organização do espaço da sala no qual estão inseridas, e os objetivos específicos são compreender a organização dos espaços e sua importância para a criança, tratados no quadro teórico que está composto por Horn (2001,2004) e, Kishimoto (2001, 2010); Valorizar as expressões das crianças sobre a organização do brincar na sala, nos estudos vygotskyniano, apoiado nas pesquisas wallonianas acerca do desenvolvimento infantil sua relação com o espaço e o brincar, com os estudos de Kishimoto (2001, 2010, 2014) e Cruz (2008), entre outros autores sobre a escuta da criança. A análise das observações revelou através das condutas das crianças, que ao brincar explorando o espaço da sala elas transcendem a realidade e vivenciam na brincadeira experiências que as levam a pensar e agir além das suas condutas diárias
Palavras-chave: Organização do espaço
Brincar
Criança
CNPq: Educação
Educação pré-escolar
Psicologia Educacional
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19900
Data do documento: 1-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.