Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Conceição, Ana Paula Silva da | - |
dc.contributor.author | Muniz, Lais Santana | - |
dc.creator | Muniz, Lais Santana | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-01T20:01:32Z | - |
dc.date.available | 2016-08-01T20:01:32Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19900 | - |
dc.description.abstract | Analisar o cotidiano da nossa prática pedagógica é uma tarefa difícil, pois percebemos algumas das nossas limitações enquanto educadoras. Organizar o ambiente de educação infantil de forma que permita às crianças aprender brincando é um dos entraves em meu cotidiano pedagógico. Percebo que o ambiente no qual estamos inseridos não proporciona às crianças uma exploração do espaço que possibilite o seu desenvolvimento. Acredito que esse espaço de brincar e aprender não deve ser pensado e organizado somente pelo professor, ele deve ser pensado para as crianças e pelas crianças. Foi desta forma que surgiu o meu problema de pesquisa: Como o espaço da sala poderá ser reorganizado para aprender brincando a partir do que dizem as crianças? A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo geral analisar como as crianças do grupo 4 de um Centro Integrado de Educação Infantil no município de Camaçari pensam e desejam a organização do espaço da sala no qual estão inseridas, e os objetivos específicos são compreender a organização dos espaços e sua importância para a criança, tratados no quadro teórico que está composto por Horn (2001,2004) e, Kishimoto (2001, 2010); Valorizar as expressões das crianças sobre a organização do brincar na sala, nos estudos vygotskyniano, apoiado nas pesquisas wallonianas acerca do desenvolvimento infantil sua relação com o espaço e o brincar, com os estudos de Kishimoto (2001, 2010, 2014) e Cruz (2008), entre outros autores sobre a escuta da criança. A análise das observações revelou através das condutas das crianças, que ao brincar explorando o espaço da sala elas transcendem a realidade e vivenciam na brincadeira experiências que as levam a pensar e agir além das suas condutas diárias | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Organização do espaço | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Reinventando o espaço da sala de Educação Infantil a partir do olhar das crianças para o aprender brincando | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Carvalho, Jucineide Lessa de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Psicologia Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.