Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19891
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A moral na educação infantil: cenas pedagogicas
Autor : Assunção, Marivalda Cabé de
metadata.dc.creator: Assunção, Marivalda Cabé de
Resumen : Este trabalho com o tema “A moral na educação infantil: Cenas pedagógicas, no ano de 2016. Fundamentado na Psicologia Genética de Jean Piaget, e outros autores, buscou compreender se a Literatura Infantil, jogos dramáticos e teatrais, trabalhados na “Escola comunitária clube de mães a serviço da vida e da esperança” de forma planejada e intencional em uma intervenção de pesquisa em Educação Moral, pode contribuir para o desenvolvimento do juízo moral das crianças de 5 a 6 anos. Para alcançar tal objetivo, adotou-se a metodologia exploratória da pesquisa, na qual a pesquisadora atuou como observadora-participante, em que além de pesquisadora, tornou-se sujeito e objeto do contexto pesquisado, buscando auxiliar os participantes a transformar suas ações. Os resultados demonstraram alterações que apontaram para uma evolução no julgamento das crianças, as quais passaram a entender melhor os objetivos propostos.
ABSTRACT This work with the theme "Morality in early childhood education: teaching scenes, in the year 2016. Based on Genetic Psychology of Jean Piaget, and others, sought to understand the children's literature, dramatic and theatrical games, worked in the" Community School Club mothers at the service of life and hope "in a planned and deliberate way in a research intervention in moral education, can contribute to the development of moral judgment of children 5-6 years. To achieve this goal, we adopted the exploratory research methodology, in which the researcher acted as an observer-participant in that besides researcher, became subject and researched the object context, seeking help participants transform their actions. The results showed changes that pointed to an evolution in the judgment of the children who have come to better understand the proposed objectives.
Palabras clave : Moral
Educação infantil
Intervenção docente
Teaching intervention
Child education
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Educação Pré-Escolar
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19891
Fecha de publicación : 29-jul-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.