DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Especialização em Docência na Educação Infantil (EDEI) >
Especialização (EDEI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19891

Title: A moral na educação infantil: cenas pedagogicas
Authors: Assunção, Marivalda Cabé de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Maria Elisa Pacheco de Oliveira
Keywords: Moral;Educação infantil;Intervenção docente;Teaching intervention;Child education
Issue Date: 29-Jul-2016
Abstract: Este trabalho com o tema “A moral na educação infantil: Cenas pedagógicas, no ano de 2016. Fundamentado na Psicologia Genética de Jean Piaget, e outros autores, buscou compreender se a Literatura Infantil, jogos dramáticos e teatrais, trabalhados na “Escola comunitária clube de mães a serviço da vida e da esperança” de forma planejada e intencional em uma intervenção de pesquisa em Educação Moral, pode contribuir para o desenvolvimento do juízo moral das crianças de 5 a 6 anos. Para alcançar tal objetivo, adotou-se a metodologia exploratória da pesquisa, na qual a pesquisadora atuou como observadora-participante, em que além de pesquisadora, tornou-se sujeito e objeto do contexto pesquisado, buscando auxiliar os participantes a transformar suas ações. Os resultados demonstraram alterações que apontaram para uma evolução no julgamento das crianças, as quais passaram a entender melhor os objetivos propostos.
ABSTRACT This work with the theme "Morality in early childhood education: teaching scenes, in the year 2016. Based on Genetic Psychology of Jean Piaget, and others, sought to understand the children's literature, dramatic and theatrical games, worked in the" Community School Club mothers at the service of life and hope "in a planned and deliberate way in a research intervention in moral education, can contribute to the development of moral judgment of children 5-6 years. To achieve this goal, we adopted the exploratory research methodology, in which the researcher acted as an observer-participant in that besides researcher, became subject and researched the object context, seeking help participants transform their actions. The results showed changes that pointed to an evolution in the judgment of the children who have come to better understand the proposed objectives.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19891
Appears in Collections:Especialização (EDEI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A MORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL CENAS PEDAGOGICAS.pdf622.06 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA