Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19890
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Processo de aprendizagem da criança com síndrome de Down
Autor : Cerqueira, Maristela Claudio
metadata.dc.creator: Cerqueira, Maristela Claudio
Resumen : O processo de ensino-aprendizagem no contexto do ensino regular é um dos aspectos que vem se discutindo em busca de estratégias que proporcionem aos alunos a construção do conhecimento de forma significativa; e esta preocupação se estende às crianças com Síndrome de Down. Assim, esse trabalho monográfico teve por objetivo compreender o processo de desenvolvimento para aprendizagem de crianças com Síndrome de Down dentro do contexto do ensino regular. Para sustentar a discussão teórica, foi firmado um diálogo com alguns autores, dentro eles estão: Mantoan (1997), Oliveira (1993), Vygotsky (1984) e Souza (2002). A investigação de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, seguiu o percurso metodológico da entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram professores de uma creche do município de Santa Bárbara-BA, a qual foi lócus de pesquisa. Os dados coletados permitiram conhecer e compreender as dificuldades que os professores enfrentam na promoção de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade para todos, para crianças com Síndrome de Down, sendo possível perceber o despreparo de alguns professores, tornando-se urgente transformar a escola de ensino regular em um espaço inclusivo. Os resultados apontaram que é possível sim o aluno com Síndrome de Down se desenvolver, porém de uma forma mais lenta, não dependendo só do professor, mas de todos os envolvidos no processo. A pesquisa me possibilitou concluir, portanto, que se faz necessário valorizar e respeitar as diferenças individuais dos alunos; conhecer suas necessidades educacionais para que se faça as adaptações necessárias no desenvolvimento do processo educativo.
Palabras clave : Processo de ensino-aprendizagem
Ensino regular
Síndrome de Down
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Educação Pré-Escolar
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19890
Fecha de publicación : 29-jul-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia de Maristela.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.