Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19716
Tipo: Tese
Título: Aprendizado bilíngue de crianças surdas mediada por um software de realidade aumentada.
Autor(es): Santos, Luiz Claudio Machado dos
Autor(es): Santos, Luiz Claudio Machado dos
Abstract: A utilização da tecnologia e de programas educativos pode proporcionar diversas atividades dentro e fora da sala de aula, além de ter um papel importante para desenvolvimento cognitivo de uma criança. Muitos desses programas têm um papel lúdico, facilitando o ensino e a assimilação de novas aprendizagens. A utilização de software nem sempre é fácil e intuitiva para os alunos, muito menos para aqueles com algum tipo de deficiência (física, auditiva, visual, multi-intelectual) que requerem capacidades específicas para interagir com o mundo em formas distintas de desenvolver habilidades que formam a base do seu processo de aprendizado. Nesta pesquisa desenvolveu-se um software para mediar o ensino aprendizado dos alunos surdos usuários da Libras e Português, com o emprego do recurso da Realidade Aumentada (RA). Após o desenvolvimento, foi aplicado com os alunos e profissionais da área da surdez, possibilitando analisar se o software pode ser utilizado para apoiar o ensino e aprendizado dos alunos. Busca-se com a aplicação deste software uma autonomia, em que os usuários possam desenvolver seus próprios temas, contribuindo para o aprendizado de Libras. Dessa forma, este trabalho tem com um de seus objetivos, contribuir com o aprendizado do aluno surdo através da tecnologia da RA para o aprendizado bilíngue. Profissionais da área de educação, Libras, intérpretes e professores surdos participaram do desenvolvimento do Software, além dos alunos surdos de duas instituições de ensino. A metodologia utilizada nesta tese foi a pesquisa-ação. Como projeto piloto, foi aplicado um questionário quantitativo com alguns profissionais de uma instituição de ensino. Em seguida, foi realizada uma entrevista semiestruturada com profissionais de uma escola especializada no ensino bilíngue para alunos surdos e para finalizar foi realizada a observação do sujeito surdo durante a interação com o software, finalizando com a aplicação de um questionário simples com sete alunos da segunda instituição. Os resultados obtidos apontam para a dificuldade de alguns participantes durante a utilização do software educacional em decorrência de diversos fatores que são destacados durante os capítulos desta tese. Durante a aplicação e utilização do software, percebeu-se que alguns participantes dominavam os sinais apresentados pelo software enquanto outros apresentavam dificuldades para identificá-los. Durante toda a análise de dados, ficou clara a importância do apoio das escolas especializadas durante o processo de aprendizado dessas crianças e foi possível detectar a importância do software aqui proposto e sua devida aplicação não se limita apenas ao ensino de palavras em Libras e Português, mas, além de ser um software livre e disponível para qualquer pessoa, nele é possível planejar e pensar em estratégias e atividades no âmbito da educação especial e inclusiva
ABSTRACT The use of technology and educational softwares can engage the students in several activities inside and outside the classroom. Moreover, the use of such tools plays an important role in the development of the child's cognition. Many of these educational softwares are playful, enhancing the teaching-learning process for teachers and students. The use of a software is not always easy and intuitive for students. For students with some disability (physical, auditive, visual, multi-intellectual), this process is even more difficult because the disability requires specific capacities of interaction between the student and the world in distinct ways to develop the habilities that form the base to their learning. In this research, we have developed an Augmented Reality (AR) software to support the teaching-learning process of deaf students, users of Libras and Portuguese. After the development of the software, it was used by students and professionals from the field of deafness, allowing the evaluation of the use of the software to enhance the teaching and learning of the students. With this software, we want to provide autonomy to the users, such that they can develop their own themes, enhancing the learning of Libras. Therefore, this work focuses on the learning of the deaf students through the use AR technology in the field of bilingual learning Several professionals from the fields of education, Libras, deaf teachers and interpreters participated in the software development, together with the deaf students from two educational institutions. In this thesis, we have adopted the action research as a methodology. First, we have applied a quantitative survey with some professionals of an educational institution. Then, we have conducted a semistructured interview with professionals of a school specialized in the bilingual education of deaf students. Finally, we have observed the deaf student during his/her use of the educational software, applying a simple questionnaire with seven students of the second institution. The results obtained point out that the difficulty of some participants of the experiment was related to several factors which will be highlighted in the chapters of this thesis. We have observed that some participants dominated the signs shown by the software, while the others presented difficulties to identify them. During all the data analysis, it was clear the importance of the support of the specialized schools during the learning process of these children. Furthermore, it was possible to detect the importance of the proposed software in this context. Its importance is not solely related to the teaching of new words in Libras or Portuguese, but also because it is free, available for everyone which may elaborate strategies or plan activities in the field of special and inclusive education.
Palavras-chave: Tecnologia
Educação especial
Surdos
Realidade aumentada
Libras
Educação bilíngue
Tecnologia educacional
Língua brasileira de sinais
Technology
Special education
Deaf
Augmented reality
CNPq: Educação especial
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19716
Data do documento: 20-Jul-2016
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizado bilíngue de crianças surdas_Tese_3_07_16.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.