Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19587
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Desempenho no ENADE em Ciências Contábeis: Ensino a Distância (EAD) versus presencial
Autor : Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues
Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira
metadata.dc.creator: Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues
Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira
Resumen : Os últimos anos têm sido marcados por uma evolução no número de matrículas nas instituições de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detêm quase 16% de todas as matrículas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formação ofertada pelas instituições de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informações sobre a variável modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 não foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes à modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressão simples e múltipla e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para realizar a comparação das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores às notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferenças na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansão quantitativa que ela vem alcançando no Brasil.
Palabras clave : Ensino Superior
Ciências Contábeis
Ensino presencial
Ensino a Distância
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19587
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS .pdf637,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.