Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Miranda, Gilberto José | - |
dc.contributor.author | Freitas, Sheizi Calheira | - |
dc.creator | Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues | - |
dc.creator | Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira | - |
dc.creator | Miranda, Gilberto José | - |
dc.creator | Freitas, Sheizi Calheira | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T14:24:31Z | - |
dc.date.available | 2016-06-29T14:24:31Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 18093337 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19587 | - |
dc.description.abstract | Os últimos anos têm sido marcados por uma evolução no número de matrículas nas instituições de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detêm quase 16% de todas as matrículas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formação ofertada pelas instituições de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informações sobre a variável modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 não foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes à modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressão simples e múltipla e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para realizar a comparação das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores às notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferenças na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansão quantitativa que ela vem alcançando no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | DOI:10.4270/RUC.2015436 | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Ensino presencial | pt_BR |
dc.subject | Ensino a Distância | pt_BR |
dc.title | Desempenho no ENADE em Ciências Contábeis: Ensino a Distância (EAD) versus presencial | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Revista Universo Contábil | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 11, n.4 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS .pdf | 637,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.