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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaetano, Cleyde Cristina Rodrigues-
dc.contributor.authorCardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.authorMiranda, Gilberto José-
dc.contributor.authorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.creatorCaetano, Cleyde Cristina Rodrigues-
dc.creatorCardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira-
dc.creatorMiranda, Gilberto José-
dc.creatorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.date.accessioned2016-06-29T14:24:31Z-
dc.date.available2016-06-29T14:24:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn18093337-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19587-
dc.description.abstractOs últimos anos têm sido marcados por uma evolução no número de matrículas nas instituições de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detêm quase 16% de todas as matrículas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formação ofertada pelas instituições de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informações sobre a variável modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 não foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes à modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressão simples e múltipla e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para realizar a comparação das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores às notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferenças na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansão quantitativa que ela vem alcançando no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDOI:10.4270/RUC.2015436pt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectEnsino presencialpt_BR
dc.subjectEnsino a Distânciapt_BR
dc.titleDesempenho no ENADE em Ciências Contábeis: Ensino a Distância (EAD) versus presencialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRevista Universo Contábilpt_BR
dc.identifier.numberv. 11, n.4pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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