Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19587
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Desempenho no ENADE em Ciências Contábeis: Ensino a Distância (EAD) versus presencial |
Authors: | Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira Miranda, Gilberto José Freitas, Sheizi Calheira |
metadata.dc.creator: | Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira Miranda, Gilberto José Freitas, Sheizi Calheira |
Abstract: | Os últimos anos têm sido marcados por uma evolução no número de matrículas nas instituições de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detêm quase 16% de todas as matrículas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formação ofertada pelas instituições de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informações sobre a variável modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 não foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes à modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressão simples e múltipla e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para realizar a comparação das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores às notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferenças na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansão quantitativa que ela vem alcançando no Brasil. |
Keywords: | Ensino Superior Ciências Contábeis Ensino presencial Ensino a Distância |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19587 |
Issue Date: | 2015 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS .pdf | 637,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.