Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19383
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Sistema de realidade aumentada para visualização de tatuagens
Autor : Calmon, Jairo Henrique dos Santos
metadata.dc.creator: Calmon, Jairo Henrique dos Santos
Resumen : A tatuagem e uma prática de alteração física e real do corpo humano presente na cultura humana por séculos, envolvendo milhões de pessoas. A aplicação da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) sobre o corpo humano e um campo aberto de pesquisa e desenvolvimento para novas e in editas interações virtuais com esta superficie. O objetivo deste trabalho foi projetar, desenvolver e avaliar um sistema de Realidade Aumentada para visualização de tatuagens virtuais em pele, elaborando um novo sistema de marcadores com registro robusto que permite oclusões parciais e acompanha a curvatura do corpo humano. Dessa forma, uma tatuagem virtual e ajustada para acompanhar tais deformações da superfície, aparentando estar inscrita na pele. Embora utilizada para tal finalidade, essa abordagem baseada na detecção e registro de marcadores traz uma contribuição cientifica que pode ser aplicada para as mais diversas situações. O sistema é capaz de sobrepor uma tatuagem virtual sobre uma parte do corpo de um individuo,considerando forma, perspectiva, deformações e oclusões da superfície da pele. O sistema tambem e capaz de lidar com diferentes condições de iluminação, conteúdo de fundo, tons de pele, qualidade na marcação dos marcadores na pele. Esta flexibilidade em condições de operação impôs algumas dificuldades na concepção do sistema e resultados alcancaveis. Ainda assim, os resultados obtidos mostram que, mesmo em condições de ambiente minimamente controlado, o sistema apresenta resultados gerais com detecçãao e registro de marcadores superior a 87% em todos os testes realizados. O projeto mostra, então, um forte potencial cientifico por explorar novas formas de interação homem-maquina, fronteiras e limites entre o corpo físico real e o corpo virtual digital, utilizando a pele como o componente para novos projetos de interface.
Palabras clave : Realidade Aumentada
Tatuagem
Registro 2D
Marcadores
Reconhecimento de Padrões
Processamento de Imagens
Pele
metadata.dc.subject.cnpq: Ciência da Computação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multiinstitucional em Ciência da Computação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19383
Fecha de publicación : 3-jun-2016
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGCOMP)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.