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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoula, Angelo Conrado-
dc.contributor.authorCalmon, Jairo Henrique dos Santos-
dc.creatorCalmon, Jairo Henrique dos Santos-
dc.date.accessioned2016-06-03T23:38:17Z-
dc.date.available2016-06-03T23:38:17Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.date.submitted2015-10-16-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19383-
dc.description.abstractA tatuagem e uma prática de alteração física e real do corpo humano presente na cultura humana por séculos, envolvendo milhões de pessoas. A aplicação da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) sobre o corpo humano e um campo aberto de pesquisa e desenvolvimento para novas e in editas interações virtuais com esta superficie. O objetivo deste trabalho foi projetar, desenvolver e avaliar um sistema de Realidade Aumentada para visualização de tatuagens virtuais em pele, elaborando um novo sistema de marcadores com registro robusto que permite oclusões parciais e acompanha a curvatura do corpo humano. Dessa forma, uma tatuagem virtual e ajustada para acompanhar tais deformações da superfície, aparentando estar inscrita na pele. Embora utilizada para tal finalidade, essa abordagem baseada na detecção e registro de marcadores traz uma contribuição cientifica que pode ser aplicada para as mais diversas situações. O sistema é capaz de sobrepor uma tatuagem virtual sobre uma parte do corpo de um individuo,considerando forma, perspectiva, deformações e oclusões da superfície da pele. O sistema tambem e capaz de lidar com diferentes condições de iluminação, conteúdo de fundo, tons de pele, qualidade na marcação dos marcadores na pele. Esta flexibilidade em condições de operação impôs algumas dificuldades na concepção do sistema e resultados alcancaveis. Ainda assim, os resultados obtidos mostram que, mesmo em condições de ambiente minimamente controlado, o sistema apresenta resultados gerais com detecçãao e registro de marcadores superior a 87% em todos os testes realizados. O projeto mostra, então, um forte potencial cientifico por explorar novas formas de interação homem-maquina, fronteiras e limites entre o corpo físico real e o corpo virtual digital, utilizando a pele como o componente para novos projetos de interface.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
dc.subjectTatuagempt_BR
dc.subjectRegistro 2Dpt_BR
dc.subjectMarcadorespt_BR
dc.subjectReconhecimento de Padrõespt_BR
dc.subjectProcessamento de Imagenspt_BR
dc.subjectPelept_BR
dc.titleSistema de realidade aumentada para visualização de tatuagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGoes, Claudio Eduardo-
dc.contributor.refereesApolinário Júnior, Antonio Lopes-
dc.contributor.refereesMarques, Fátima de Lourdes dos Santos Nunes-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Multiinstitucional em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
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