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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Loula, Angelo Conrado | - |
dc.contributor.author | Calmon, Jairo Henrique dos Santos | - |
dc.creator | Calmon, Jairo Henrique dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T23:38:17Z | - |
dc.date.available | 2016-06-03T23:38:17Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-03 | - |
dc.date.submitted | 2015-10-16 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19383 | - |
dc.description.abstract | A tatuagem e uma prática de alteração física e real do corpo humano presente na cultura humana por séculos, envolvendo milhões de pessoas. A aplicação da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) sobre o corpo humano e um campo aberto de pesquisa e desenvolvimento para novas e in editas interações virtuais com esta superficie. O objetivo deste trabalho foi projetar, desenvolver e avaliar um sistema de Realidade Aumentada para visualização de tatuagens virtuais em pele, elaborando um novo sistema de marcadores com registro robusto que permite oclusões parciais e acompanha a curvatura do corpo humano. Dessa forma, uma tatuagem virtual e ajustada para acompanhar tais deformações da superfície, aparentando estar inscrita na pele. Embora utilizada para tal finalidade, essa abordagem baseada na detecção e registro de marcadores traz uma contribuição cientifica que pode ser aplicada para as mais diversas situações. O sistema é capaz de sobrepor uma tatuagem virtual sobre uma parte do corpo de um individuo,considerando forma, perspectiva, deformações e oclusões da superfície da pele. O sistema tambem e capaz de lidar com diferentes condições de iluminação, conteúdo de fundo, tons de pele, qualidade na marcação dos marcadores na pele. Esta flexibilidade em condições de operação impôs algumas dificuldades na concepção do sistema e resultados alcancaveis. Ainda assim, os resultados obtidos mostram que, mesmo em condições de ambiente minimamente controlado, o sistema apresenta resultados gerais com detecçãao e registro de marcadores superior a 87% em todos os testes realizados. O projeto mostra, então, um forte potencial cientifico por explorar novas formas de interação homem-maquina, fronteiras e limites entre o corpo físico real e o corpo virtual digital, utilizando a pele como o componente para novos projetos de interface. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Realidade Aumentada | pt_BR |
dc.subject | Tatuagem | pt_BR |
dc.subject | Registro 2D | pt_BR |
dc.subject | Marcadores | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento de Padrões | pt_BR |
dc.subject | Processamento de Imagens | pt_BR |
dc.subject | Pele | pt_BR |
dc.title | Sistema de realidade aumentada para visualização de tatuagens | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Goes, Claudio Eduardo | - |
dc.contributor.referees | Apolinário Júnior, Antonio Lopes | - |
dc.contributor.referees | Marques, Fátima de Lourdes dos Santos Nunes | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática. Departamento de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Multiinstitucional em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGCOMP) |
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