DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
FACED >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19342

Title: A educação popular e as teorias da libertação: propostas complexas de transformação da realidade
Authors: Mogilka, Maurício
Keywords: Educação popular;Complexidade;Teorias da libertação
Issue Date: Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: A educação popular e as teorias da libertação: propostas complexas de transformação da realidade. Desafios: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tacantins, Palmas, v. 2, n. 1, p. 19-30, 2015.
Abstract: Este artigo tem a intenção de realizar uma análise do paradigma de trabalho social denominado educação popular e das teorias que o fundamentam, as teorias da libertação. Nesta análise, pretende mostrar que esta proposta de intervenção e as sua fundamentação teórico-metodológica trazem características complexas, superando os reducionismos produzidos pela modernidade. Contudo, a intenção aqui também é demonstrar como as teorias da libertação e as práticas de educação popular por elas inspiradas também superam e se distanciam, em alguns aspectos, dos contra-discursos políticos produzidos dentro do quadro epistêmico da própria modernidade. Ou seja, alguns dos discursos do pensamento social crítico, como o marxismo-leninismo.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19342
ISSN: 2359-3652 [versão On-line]
Appears in Collections:FACED

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Educação popular e teorias da libertação - propostas complexas de transformação da realidade.pdf179.64 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA