Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Mogilka, Maurício | - |
dc.creator | Mogilka, Maurício | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-01T15:37:09Z | - |
dc.date.available | 2016-06-01T15:37:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-12 | - |
dc.identifier.citation | A educação popular e as teorias da libertação: propostas complexas de transformação da realidade. Desafios: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tacantins, Palmas, v. 2, n. 1, p. 19-30, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-3652 [versão On-line] | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19342 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem a intenção de realizar uma análise do paradigma de trabalho social denominado educação popular e das teorias que o fundamentam, as teorias da libertação. Nesta análise, pretende mostrar que esta proposta de intervenção e as sua fundamentação teórico-metodológica trazem características complexas, superando os reducionismos produzidos pela modernidade. Contudo, a intenção aqui também é demonstrar como as teorias da libertação e as práticas de educação popular por elas inspiradas também superam e se distanciam, em alguns aspectos, dos contra-discursos políticos produzidos dentro do quadro epistêmico da própria modernidade. Ou seja, alguns dos discursos do pensamento social crítico, como o marxismo-leninismo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Teorias da libertação | pt_BR |
dc.title | A educação popular e as teorias da libertação: propostas complexas de transformação da realidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Palmas | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 2, n.1 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
|