https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18924
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação alimentar e nutricional: análise de um projeto interdisciplinar no ensino fundamental de uma escola pública de Salvador - Bahia |
Autor(es): | Reis, Amélia Borba Costa |
Autor(es): | Reis, Amélia Borba Costa |
Abstract: | O presente trabalho objetivou descrever e analisar a experiência de um projeto interdisciplinar com o tema alimentação e nutrição (A&N), o Projeto Dia de Feira, desenvolvido no currículo do oitavo e nono anos do ensino fundamental de uma escola pública de Salvador, Bahia, destacando seus limites e possibilidades. Visou também compreender as acepções de docentes envolvidos nesse projeto quanto à inclusão do tema A&N no currículo escolar, através do projeto interdisciplinar que tomou a feira como tema gerador. Adota-se como referência metodológica a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, utilizando da observação participante e de entrevistas semiestruturadas para a produção de dados. Três referências teórico-metodológicas embasaram o estudo: a pesquisa de intervenção, estudo de natureza etnográfica e a pesquisa avaliativa por triangulação de métodos. O trabalho de conclusão de mestrado originou dois artigos. O primeiro objetivou descrever e analisar a experiência do projeto interdisciplinar com o tema A&N desenvolvido no currículo de uma escola pública de ensino fundamental, destacando seus limites e possibilidades; e o segundo artigo buscou compreender as acepções de docentes envolvidos nesse projeto quanto à inclusão do tema A&N no currículo escolar. Os resultados apontaram para a formulação de uma abordagem que requer investimentos para minimizar o modelo disciplinar historicamente estabelecido para o estudo da A&N, o que pode otimizar a aprendizagem tanto desse tema quanto de conteúdos curriculares disciplinares. Percebeu-se que entre os sujeitos da escola e a equipe proponente, a desconfiança inicialmente estabelecida foi, aos poucos, sendo suavizada, cedendo espaço para uma maior aproximação. A preparação dos participantes, com discussões temáticas, associada à abertura para o diálogo e à construção coletiva, auxiliou para a compreensão mais ampliada do tema A&N e sua correlação com conteúdos disciplinares. Apesar dos limites encontrados, a abordagem do tema A&N no currículo escolar foi tido como relevante para a formação dos educandos e pôde instituir novas e propositivas abordagens metodológicas para o currículo escolar. Promoveu, ainda, uma interação universidade-comunidade, unindo pesquisa e extensão, com o desenvolvimento de um produto metodológico que poderá ser reformulado e desenvolvido em outras realidades. Desse modo, aponta-se a necessidade de fomentar mais trabalhos que possam incluir o tema A&N em currículos escolares e projetos pedagógicos. |
Palavras-chave: | Educação Alimentar e Nutricional Interdisciplinaridade Ensino Fundamental Alimentação e Nutrição Pedagogia de Projetos Temas Transversais |
CNPq: | Ciências da Saúde |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | em Alimentos, Nutrição e Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18924 |
Data do documento: | 20-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGANS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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