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Title: Formação de professores em uma perspectiva ludoestética: contribuições para a prática pedagógica de docentes na escola Waldorf Dendê da Serra
Authors: Vieira, Camile Viana da Cunha Silva
???metadata.dc.contributor.advisor???: Teixeira, Cristina Maria D'Ávila
Keywords: Professores – Formação;Ludicidade;Prática pedagógica;Waldorf, Método de educação;Teacher- Training;Playfulness;Pedagogical practice;Waldorf, education method
Issue Date: 2-Mar-2016
Abstract: As formações docentes são, em sua maioria, predominantemente conceituais, seguindo o modelo escolar iluminista que fragmenta o conhecimento e atribui menor importância à ludicidade, à Arte e às demais instâncias subjetivas do docente em formação. Por outro lado, o sistema de ensino, de uma forma geral, atribui ao professor a responsabilidade de empreender uma prática pedagógica inovadora, criativa, que estimule a aprendizagem significativa dos estudantes. Neste sentido, julguei relevante um estudo que refletisse sobre a formação de professores para atuação com a Pedagogia Waldorf, uma pedagogia que anseia desenvolver, através da formação docente continuada, professores capazes de construírem sua prática em consonância com os fundamentos transdisciplinares e enfoque na educação integral (aspectos cognitivos, afetivos e volitivos) do sujeito; para isso, sua proposta de formação docente é composta por aulas teóricas, práticas, lúdicas e artísticas. O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender de que maneira a formação continuada de professores em uma perspectiva ludoestética contribui para a prática pedagógica dos docentes do Ensino Fundamental da Escola Rural Dendê da Serra. Buscando identificar as concepções dos professores sobre ludicidade, experiência estética e formação ludoestética; conhecer a percepção dos professores acerca da dimensão ludoestética em seu processo formativo; reconhecer nas práticas pedagógicas dos docentes como se manifestam os princípios de uma prática pedagógica ludoestética, debrucei-me sobre a dinâmica da referida escola, que alicerça seu trabalho na Pedagogia Waldorf. Optei por uma pesquisa de abordagem qualitativa, elegendo o estudo de caso como estratégia investigativa e como técnicas para coleta de dados: questionário, grupo focal e entrevista semiestruturada. A pesquisa assinalou que uma formação docente continuada pautada no desenvolvimento pleno (intelecto, sentimento e ações) do docente, a partir de experiências estéticas, contribui para a realização de uma atuação pedagógica mais criativa que se retroalimenta dos elementos que se interligam para a concretização de uma prática pedagógica ludoestética, aqui compreendida como uma prática que visa à aprendizagem significativa pela sinergia entre o pensar e o agir, desencadeada pelo sentir.
ABSTRACT For the most part, the teacher education is predominantly conceptual, following the educational model of the enlightenment which fragments knowledge and assigns less importance to playfulness, art, and other subjective instances of teachers in training. On the other hand, the educational system, generally, assigns to the teacher the responsibility of developing an innovative and creative pedagogical practice that triggers the significant learning of students. In this regard, I have thought it was relevant to develop a study that concerns the teacher training employing the Waldorf Pedagogy which yearns to develop, through the continued teacher training, teachers able to build their pedagogical practice in consonance with transdisciplinary fundamentals and focused on the integral education (cognitive, emotional, and volitional aspects) of the student. To do so, its proposal of teacher education is composed of theoretical, practical, ludic, and artistic classes. The main goal of this study was to understand how the continued teacher training in a ludo-aesthetics perspective contributes to the pedagogical practices of elementary school teachers from the Dendê da Serra School. Aiming to identify the conceptions of the teachers about playfulness, aesthetic experience, and ludo-aesthetic training; to understand the teachers’ perception of the ludo-aesthetics dimension in its formative process; to recognize how the principles of the ludo-aesthetics arise in the pedagogical practices of the teachers, I have focused on the dynamic of the aforementioned school which underpins its work in the Waldorf Pedagogy. I have opted to a qualitative research approach, electing the case study as the investigative strategy, while selecting questionnaire, focus group, and semi-structured interview as the techniques for the data collection. The research has revealed that a continued teacher training guided by the complete development (intellect, feeling, and actions) of the teacher, through aesthetics experiences, contributes to the accomplishment of a more effective pedagogy which feeds itself of the elements that are intertwined to achieve a ludo-aesthetic pedagogical practice, understood as a practice that aims to attain the significant learning through the synergy between thinking and acting, triggered by the feeling.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18673
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