https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18639
Tipo: | Dissertação |
Título: | As diferenças na qualidade de ensino e aprendizagem entre os turnos matutino e vespertino no Colégio Municipal Eufrásio Vilela Dourado - Ibititá - BA |
Autor(es): | Dourado, Gardênia de Oliveira Cardoso |
Autor(es): | Dourado, Gardênia de Oliveira Cardoso |
Abstract: | O presente Projeto de Intervenção apresentado como resultado final do curso de
Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações
Pedagógicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia é um
trabalho de natureza crítica-reflexiva-propositiva que teve como ponto de partida a
investigação educacional, visando à identificação, ao estudo de problemas e a
recomendação de ações que colaborem com a mudança da realidade observada. O
contexto investigativo é o Colégio Municipal Eufrásio Vilela Dourado, situado na
zona urbana do Município de Ibititá-Ba, que oferece Ensino Fundamental, dada a
situação de exclusão, descaso e discriminação que marcam, em especial, os alunos
do turno vespertino de modo distinto dos alunos do turno matutino. Os objetivos do
Projeto são apresentar recomendações direcionadas para a melhoria de qualidade
de ensino no turno vespertino e matutino, tendo como ponto de partida estudar as
causas das diferenciações nas condições de estudo e de rendimento dos alunos
entre os dois turnos. Para a construção da proposta, foi realizado um levantamento
de estudos sobre as diferenças na qualidade do ensino e aprendizagem entre os
turnos matutino e vespertino. Buscou-se aporte teórico em autores como Perrenoud,
(2001); Freire, (2014); Gadotti, (2013); Bordieu Apud: João E Silva, (2014);
Nogueira, (1998); Viana (2013); Tardif (2002). Foram coletados dados entre
professores e estudantes, através de entrevistas, grupo focal e observação. Um dos
resultados mais relevantes desse processo foi a identificação de fatores internos e
externos à escola como possíveis responsáveis pelas diferenças de qualidade entre
os turnos matutino e vespertino. Como conclusão, o presente trabalho aponta para a
necessidade de um conjunto de ações articuladas, abordando as dimensões:
estrutural e sociopedagógica, que ocorrerão simultaneamente. Com a Intervenção
Estrutural não será dado a apenas alguns alunos o direito de escolher o turno para
estudar. A Intervenção sociopedagógica, será proposto aos professores um trabalho
mais coletivo, participativo e motivador, pelo qual serão criadas mais oportunidades
de interação e (re) conhecimento de culturas entre escola, famílias e comunidade. This Intervention Project presented as final result of the course Professional Master's in Education, Curriculum, Pedagogical Languages and Innovation, School of Federal University of Bahia Education, is a work of critical-reflective-propositional nature which had as its starting point the educational research in order to identify, study problems and recommending actions to collaborate with the change of observed reality. The research context is the Municipal College Eufrásio Vilela Gold, located in the urban area of the municipality of Ibititá-Ba, which provides primary education, given the exclusion, neglect and discrimination that mark, in particular students of evening shift differently students of the morning shift. The project objectives are to make recommendations directed to the improvement of educational quality in the morning and afternoon shift, taking as a starting point to study the causes of differences in the conditions and student performance between the two rounds. For the construction of the proposal, a survey was conducted studies on the differences in the quality of teaching and learning between the morning and afternoon shifts. He attempted to theoretical support in authors like Perrenoud (2001); Freire (2014); Gadotti, (2013); Bordieu Apud: John E Silva (2014); Nogueira, (1998); Viana (2013); Tardif (2002). Data were collected between teachers and students, through interviews, focus groups and observation. One of the most important results of this process was the identification of internal and external factors to the school as possible responsible for the differences in quality between the morning and afternoon shifts. In conclusion, this study points to the need for a set of coordinated actions, covering the dimensions: structural and sociopedagógica, which will occur simultaneously. With structural intervention will not be given to just a few students the right to choose the shift to study. Sociopedagógica with the intervention, will be offered to teachers a more collective, participatory and motivating work and will be more opportunities for interaction and (re) knowledge of cultures between school, families and community. |
Palavras-chave: | Fracasso escolar Discriminação na educação. Igualdade na educação |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | ufba |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18639 |
Data do documento: | 23-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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