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Title: Permanecer SUS: Contribuições para a Formação em Saúde
Authors: Figueredo, Wilton Nascimento
???metadata.dc.contributor.advisor???: Veras, Renata Meira
Keywords: Educação em Saúde;Acolhimento;Humanização da Assistência;Educação Superior
Issue Date: 16-Nov-2015
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições do Permanecer SUS, programa da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Brasil, para a formação dos estudantes e futuros profissionais de saúde. A pesquisa possui abordagem qualitativa sob a perspectiva da Etnografia Institucional. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo 20 estudantes de saúde participantes do programa. Os resultados apontam para a efetividade do Permanecer SUS. Constatou-se a valorização do trabalho em equipe de forma interdisciplinar, a desarticulação de redes e a necessidade de abordagens na formação desses estudantes acerca da humanização e acolhimento. Em contrapartida, há deficiência na compreensão de rede por parte dos profissionais de saúde, já atuantes da unidade, o que pode dificultar uma assistência integral. Conclui-se que o programa Permanecer SUS oportuniza o diálogo, a ressignificação da formação e a comunicação entre os integrantes e futuros profissionais de saúde, estimulando os estudantes a trabalharem em redes no Sistema Único de Saúde (SUS).
This research aims to analyze the contributions of Permanecer SUS program of Bahia State Health Department, Brazil, for the training of students and future health professionals. The research has a qualitative approach under Institutional Ethnography perspective. The data were collected through semi-structured interviews involving 20 students participating in the health program. The results indicate the effectiveness of Permanecer SUS. It was found the appreciation of teamwork across disciplines, dislocation of networks and the need for approaches in the students training on humanization and reception. However, there is a deficiency in the understanding of the network by the health professionals who already work in the unit, which can hamper a comprehensive care. It is concluded that the Permanecer SUS program provides dialogue opportunities, training resignification and communication among members and future health professionals, encouraging students to work on Sistema Único de Saúde (SUS) networks.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18227
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