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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18227
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeras, Renata Meira-
dc.contributor.authorFigueredo, Wilton Nascimento-
dc.creatorFigueredo, Wilton Nascimento-
dc.date.accessioned2015-11-16T20:49:22Z-
dc.date.available2015-11-16T20:49:22Z-
dc.date.issued2015-11-16-
dc.date.submitted2015-09-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18227-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições do Permanecer SUS, programa da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Brasil, para a formação dos estudantes e futuros profissionais de saúde. A pesquisa possui abordagem qualitativa sob a perspectiva da Etnografia Institucional. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo 20 estudantes de saúde participantes do programa. Os resultados apontam para a efetividade do Permanecer SUS. Constatou-se a valorização do trabalho em equipe de forma interdisciplinar, a desarticulação de redes e a necessidade de abordagens na formação desses estudantes acerca da humanização e acolhimento. Em contrapartida, há deficiência na compreensão de rede por parte dos profissionais de saúde, já atuantes da unidade, o que pode dificultar uma assistência integral. Conclui-se que o programa Permanecer SUS oportuniza o diálogo, a ressignificação da formação e a comunicação entre os integrantes e futuros profissionais de saúde, estimulando os estudantes a trabalharem em redes no Sistema Único de Saúde (SUS).pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the contributions of Permanecer SUS program of Bahia State Health Department, Brazil, for the training of students and future health professionals. The research has a qualitative approach under Institutional Ethnography perspective. The data were collected through semi-structured interviews involving 20 students participating in the health program. The results indicate the effectiveness of Permanecer SUS. It was found the appreciation of teamwork across disciplines, dislocation of networks and the need for approaches in the students training on humanization and reception. However, there is a deficiency in the understanding of the network by the health professionals who already work in the unit, which can hamper a comprehensive care. It is concluded that the Permanecer SUS program provides dialogue opportunities, training resignification and communication among members and future health professionals, encouraging students to work on Sistema Único de Saúde (SUS) networks.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectHumanização da Assistênciapt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.titlePermanecer SUS: Contribuições para a Formação em Saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMorais, Fátima Raquel Rosado-
dc.contributor.refereesSilva, Iracema Viterbo-
dc.contributor.refereesSampaio, Sônia Maria Rocha-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsIHAC EISUpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.subject.cnpqSaúde Públicapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Permanentept_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
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