Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18121
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da pedagogia histórico-crítica e da metodologia crítica superadora para o Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA
Autor(es): Rodrigues, Roseane Cruz Freire
Autor(es): Rodrigues, Roseane Cruz Freire
Abstract: O presente estudo se propôs a investigar os pressupostos ontológicos, gnosiológicos, axiológicos e teleológicos da Concepção Materialista e Dialética da História como teoria do conhecimento, na tentativa de reconhecê-los no Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA na perspectiva ampliada. Para isso tomamos a Pedagogia Histórico-Crítica e a Metodologia Crítico-Superadora como referências pedagógicas norteadoras do processo de formação humana. Considerando este horizonte, delimitamos como objetivo geral Analisar a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica e da Metodologia Crítico-Superadora para a produção do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA, com o fim de nos objetivos específicos Reconhecer os pressupostos ontológicos, gnosiológicos, axiológicos e teleológicos que sustentam o projeto de licenciatura de caráter ampliado para a formação de professores de Educação Física da UFBA, a Identificar na teoria de base do projeto de licenciatura de caráter ampliado para a formação de professores de Educação Física da UFBA, o projeto que o está subsidiando. A hipótese que está norteando este projeto de pesquisa é que o Projeto Político Pedagógico da Licenciatura de Caráter Ampliado, desenvolvido na UFBA, está orientado pelos pressupostos, ontológicos, gnosiológicos, axiológicos e teleológicos da Concepção Materialista e Dialética da História, presentes também, na Pedagogia Histórico-Crítica e na Metodologia do Ensino da Educação Física. O estudo em questão configura-se como em uma pesquisa bibliográfica e documental, para isso adotamos como referencia Marconi e Lakatos (2010). Serão considerados como referencias os (1) estudos da ontologia, gnosiologia, axiologia e teleologia (POLITZER, 2001; LOMBARDI, 2009); as (2) contribuições clássicas da Concepção Materialista e Dialética da História (MARX, 2001, MARX e ENGELS, 2007); as (3) contribuições clássicas para a produção da Pedagogia Histórico- Crítica (SAVIANI, 2007 E 2008; DUARTE, 2008, 2010; SAVIANI e DUARTE, 2012; MARSIGLIA, 2011; GASPARIN, 2012) e as (4) contribuições clássicas para a produção da Metodologia Crítico Superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992 E 2012, TAFFAREL, 2012, ESCOBAR, 1997). O resultado da pesquisa está aqui apresentado em 06 capítulos, em que no primeiro capítulo explicamos a posição que assumimos em relação às categorias centrais para análise e comparação dos pressupostos do PPP com a Pedagogia Histórico-crítica e a Metodologia Crítico Superadora; no segundo capítulo trata da apresentação dos pressupostos filosóficos da concepção materialista e dialética da história; no terceiro capítulo aborda a formação omnilateral; no quarto capítulo apresentamos os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Metodologia Crítico-Superadora; no quinto capítulo localizamos no PPP da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal da Bahia (LEFUFBA) os pressupostos da concepção materialista e dialética da história, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Metodologia CríticoSuperadora e por fim, no sexto capítulo apresentamos nossas Considerações Finais quando retomamos a pergunta da pesquisa, os objetivos estipulados e a hipótese a fim de avaliar os resultados. Através deste acúmulo de referencias e estudos conseguimos analisar os pressupostos ontológicos, gnosiológicos, axiológicos e teleológicos permitindo concluir que existe coerência entre os pressupostos presentes nestas concepções com o Projeto Político Pedagógico da UFBA do curso de Licenciatura em Educação Física de Caráter Ampliada.
Palavras-chave: Professores de educação física - Formação
Educação física - Estudo e ensino (Superior)
Pedagogia crítica
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18121
Data do documento: 14-Out-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSEANE CRUZ FREIRE RODRIGUES.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.