Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17689
Tipo: Dissertação
Título: A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração
Autor(es): Teodoro, Thalita de Cassia Reis
Autor(es): Teodoro, Thalita de Cassia Reis
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo compreender a ideia de dança veiculada pelos programas de auditório dos canais da televisão aberta brasileiros. Para tanto, observaremos, mais especificamente, como a dança se configura atualmente nos programas de auditório para demonstrar a hipótese de que tal configuração promove uma ideia de dança como entretenimento, amplamente replicada por este veículo de comunicação. É proposta uma revisão de literatura acerca dos aspectos históricos da construção da ideia de dança como entretenimento no teatro de revista e da apropriação desta informação cultural pela televisão, observando como tal ideia migrou do ambiente revista para o ambiente televisivo. Considerando a ideia dança entretenimento presente nos programas de auditório da atualidade, a dança nos programas de auditório será analisada enquanto informação cultural sob a perspectiva da teoria do meme desenvolvida pelo pesquisador Richard Dawkins, que nos permite compreender como a ideia de dança como entretenimento vem se replicando ao longo dos anos. Como corpus desta investigação, foram selecionados os programas de auditório dominicais Programa Sílvio Santos e Domingão do Faustão. A metodologia adotada propõe descrever e analisar as imagens da dança nos referidos programas, expondo os aspectos preponderantes da configuração da dança nesses programas, com o objetivo de demonstrar que a configuração dessa atividade nos atuais programas de auditório promove uma ideia de dança estabilizada ao longo do tempo, gerando no público, portanto, uma única ideia do que caracteriza a dança.
Palavras-chave: Dança
Televisão
Programa de auditório
Meme
Entretenimento
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PPGDANCA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17689
Data do documento: 14-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THALITA TEODORO - Dissertação Completa - Final.pdf510,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.