Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17689
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Britto, Fabiana Dultra | - |
dc.contributor.author | Teodoro, Thalita de Cassia Reis | - |
dc.creator | Teodoro, Thalita de Cassia Reis | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T14:29:03Z | - |
dc.date.available | 2015-05-14T14:29:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-14 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17689 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo compreender a ideia de dança veiculada pelos programas de auditório dos canais da televisão aberta brasileiros. Para tanto, observaremos, mais especificamente, como a dança se configura atualmente nos programas de auditório para demonstrar a hipótese de que tal configuração promove uma ideia de dança como entretenimento, amplamente replicada por este veículo de comunicação. É proposta uma revisão de literatura acerca dos aspectos históricos da construção da ideia de dança como entretenimento no teatro de revista e da apropriação desta informação cultural pela televisão, observando como tal ideia migrou do ambiente revista para o ambiente televisivo. Considerando a ideia dança entretenimento presente nos programas de auditório da atualidade, a dança nos programas de auditório será analisada enquanto informação cultural sob a perspectiva da teoria do meme desenvolvida pelo pesquisador Richard Dawkins, que nos permite compreender como a ideia de dança como entretenimento vem se replicando ao longo dos anos. Como corpus desta investigação, foram selecionados os programas de auditório dominicais Programa Sílvio Santos e Domingão do Faustão. A metodologia adotada propõe descrever e analisar as imagens da dança nos referidos programas, expondo os aspectos preponderantes da configuração da dança nesses programas, com o objetivo de demonstrar que a configuração dessa atividade nos atuais programas de auditório promove uma ideia de dança estabilizada ao longo do tempo, gerando no público, portanto, uma única ideia do que caracteriza a dança. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Programa de auditório | pt_BR |
dc.subject | Meme | pt_BR |
dc.subject | Entretenimento | pt_BR |
dc.title | A ideia de dança como entretenimento veiculada pelos programas de auditório da televisão brasileira: compreendendo sua configuração | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Britto, Fabiana Dultra | - |
dc.contributor.referees | Caldeira, Solange | - |
dc.contributor.referees | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGDANCA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THALITA TEODORO - Dissertação Completa - Final.pdf | 510,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.