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Title: Visibilidade mediada: estratégias e ações docentes no twitter
Authors: Santana, Camila Lima Santana e
???metadata.dc.contributor.advisor???: Couto, Edvaldo Souza
Keywords: Twitter;Visibilidade;Redes sociais digitais;Capital social;Ação docente;Internet na educação;Professores – Efeito das inovações tecnológicas;Visibility;Digital social networks;Teacher practices
Issue Date: 23-Mar-2015
Abstract: Atualmente, as redes sociais digitais, instituídas pelos Sites de Redes Sociais, são um fenômeno da cultura contemporânea que promove e celebra a visibilidade como um capital social a ser perseguido. A pesquisa foi elaborada com o objetivo principal de analisar as estratégias e as ações docentes utilizadas por professores brasileiros no Twitter, para a identificação da visibilidade mediada na rede. Quanto à relevância deste estudo, é importante ressaltar que o trabalho contribuirá para a produção científica no campo do estudo das redes sociais, aproximando-o da educação. Tratase de um estudo qualitativo, descritivo e analítico, de cunho netnográfico, realizado através de observação encoberta e análise de tweets de dez professores brasileiros que possuem conta ativa no Twitter e interagem cotidianamente. A análise dos dados coletados foi efetuada por meio da análise de tweets, apoiada na técnica de Análise Textual Discursiva, a partir da criação de categorias que emergiram no período da observação encoberta e estruturaram a matriz de análise, utilizando como referencial teórico a dimensão da cibercultura, na perspectiva da abordagem teórica dos estudos sobre visibilidade como capital social, associada aos estudos sobre redes sociais. O argumento central da tese é que a visibilidade no Twitter é um capital social forjado por meio das estratégias que os sujeitos instituem nos Sites de Redes Sociais. Ser visível na rede indica uma valorização social preponderante na cibercultura. No caso de docentes, esse valor tem uma importância singular, considerando que estar ativamente na rede, opinando, tecendo considerações, compartilhando, constitui-se ação educativa e resulta em valorização social e econômica. Optou-se por assumir as redes sociais digitais como redes de conexões e interações humanas, que têm na internet um espaço que permite tornar essas conexões visíveis e a defesa da visibilidade como capital social circulante nos Sites de Redes Sociais perseguido pelos atores sociais. Buscou-se ainda identificar e interpretar estratégias de visibilidade utilizadas pelos professores no Twitter; compreender suas apropriações do Twitter; identificar as dimensões e tipos de capital social que são mobilizados a partir das interações dos professores no Twitter e analisar as ações docentes a partir de suas interações no Twitter. Quanto aos resultados, verificou-se que a visibilidade mediada no Twitter é uma forma de alcançar valorização social na dimensão docente, visto que alcançar visibilidade é acumular alguns tipos de capital social, sendo, portanto, uma estratégia profissional. Os dados também revelaram que as estratégias usadas para dar visibilidade às suas ações docentes estão associadas ao tipo de perfil do professor, à audiência dele na rede e às apropriações que ele faz do Twitter. Por fim, vale destacar ainda que os dados obtidos não são generalizados e podem ser utilizados em discussões e debates que objetivem a ampliação do entendimento dos fenômenos da cibercultura na educação
ABSTRACT The digital social networks, instituted by Social Networking Sites are currently a phenomenon of contemporary culture that celebrates and promotes visibility as a social capital to be pursued. The research work was conducted with the main goal of analyzing strategies and actions used by Brazilian teachers on Twitter, in order to identify mediated visibility on the network. Concerning the relevance of this study, it is important to emphasize that the research work will contribute to the scientific production in the field of Social Networks Studies approaching it to Education area. It is a qualitative, descriptive and analytical study by netnographic character, accomplished through covert observation, besides analysis of ten tweets from Brazilian twitterer teachers who have active Twitter profile and interact on it daily. The data analysis was accomplished by analyzing tweets, supported in the Textual Discourse Analysis Technique, from the creation of categories that emerged during the period of the covert observation and structured the matrix analysis, using the dimension of cyberspace as theoretical background, from the view of the studies on visibility while social capital theoretical approach associated with studies of social networks. The core argument of the thesis is that visibility in Twitter is a social capital forged by means of strategies that subjects establish in Social Networking Sites. Being visible on the network indicates a dominant social value in cyberculture. In the case of teachers, this value has a particular importance, considering that they are actively on the network, opining, commenting, sharing, so it constitutes itself in educational action and results in social and economic value. It was chosen to take the digital social networks as networks of human interactions and human connections which have a space on the internet that allows one to make these connections visible. Moreover, it defended visibility as social capital that flows in Social Networking Sites, besides being followed by social actors. It was attempted to further identify and interpret strategies of visibility used by teachers in Twitter; understand the appropriations of Twitter by teachers; identify the dimensions and kinds of social capital which are mobilized from the interactions of twitterer teachers on Twitter and analyze teaching actions based on interactions of teachers in Twitter. Regarding the results, it was found that mediated visibility in Twitter is a way of achieving social value in teaching dimension, since achieving visibility is to accumulate some kinds of social capital, therefore this is a professional strategy. Data also showed that the strategies used to give visibility to teaching practices are associated with the type of teacher profile, their audience in the network and their appropriations from Twitter. Finally, it is also worth noting that these data are not generalized and can be used in discussions and debates that aim at increasing the understanding of the phenomena of cyberculture in education.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17242
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