Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17029
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise da evolução da estrutura de mercado dos blocos de trio de Salvador/Ba no carnaval
Authors: Oliveira, Sérgio Alexander Souza de
metadata.dc.creator: Oliveira, Sérgio Alexander Souza de
Abstract: A partir da segunda metade dos anos 1980, o carnaval de Salvador passou a ser visto como um negócio estratégico pelos agentes que fazem parte desse imbricado movimento. Dentro deste espectro está arraigada a presença dos blocos de trio de Salvador/Ba como grandes empresas precursoras de um novo modo de gestão em um mercado até então ofuscado pelo predomínio do amadorismo. Com o fim desse amadorismo e o aumento da concorrência, os blocos passaram a traçar estratégias com o objetivo de criar vantagens competitivas aumentando assim o tamanho do seu mercado visando sempre um preço prêmio. O pressuposto deste trabalho é mostrar como, a partir de uma análise histórica, os blocos de trio de Salvador/Ba transitaram para o profissionalismo transformando-se em um vetor transformador do carnaval baiano.
Keywords: Vantagem competitiva
Competitividade
Carnaval - Salvador (BA)
metadata.dc.subject.cnpq: Economia de serviços
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17029
Issue Date: 20-Feb-2015
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÉRGIO ALEXANDER SOUZA DE OLIVEIRA.pdf25,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.