https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17013
Tipo: | Dissertação |
Título: | O debate a respeito da educação dos ingênuos na Bahia (1871-1889) |
Autor(es): | Fonseca, Monica Cristina da |
Autor(es): | Fonseca, Monica Cristina da |
Abstract: | Esta dissertação analisa o debate em torno da Educação dos Ingênuos, filhos nascidos livres
de mulher escravizada, em virtude da Lei 2.040, de 28 de setembro de 1871, denominada de
Lei do Ventre Livre ou Lei Rio Branco, na Bahia, de 1871 a 1889. Investiga a Instrução
Pública Primária na Província da Bahia, e a legislação educacional que dava sustentação.
Discute a iniciativa de professores de criarem escolas para instruírem os ingênuos. Considera
que a Lei de 1871 possibilitou experiências educacionais aos filhos de mulher escrava,
nascidos após a data da lei. Os relatórios dos Presidentes de Província e dos Diretores Gerais
de Instrução Pública da Bahia, ofícios, correspondência de professores, presidentes de
comissão literárias e jornais foram importantes para esta pesquisa. O trabalho fundamenta-se
na historiografia da escravidão influenciada pelas teorias de E. P. Thompson, que trabalha
legislação e direito relacionados a experiências de sujeitos comuns. Esta historiografia elegeu
a legislação abolicionista enquanto estratégia política utilizada pelos sujeitos sociais
envolvidos no processo de emancipação e abolição da escravidão no Brasil nas três últimas
décadas do século XIX. ABSTRACT This dissertation examines the debate on Education naive , free children born to enslaved women , under the law 2,040 of September 28, 1871 , known as Law of the Free Womb or Rio Branco law , Bahia 1871-1889 . Investigates the Primary Public Education in the Province of Bahia , and educational legislation that gave support . Discusses the initiative to set up schools for teachers to instruct naive . Considers that the 1871 law allowed educational experiences to the children of slave women born after the date of the law . Reports from the Presidents of the Province and the General Managers of Public Instruction Bahia , crafts , matching teachers , and committee chairmen of literary journals were important for this research . The work is based on the historiography of slavery influenced by the theories of E. P. Thompson working legislation and related rights experiences of ordinary subjects . This historiography that elected the abolitionist legislation as a political strategy used by social actors involved in the abolition of slavery and emancipation process in Brazil in the last three decades of the nineteenth century. |
Palavras-chave: | Lei do Ventre Livre Educação Ingênuos Crianças negras - Educação – Bahia - História Ensino primário - Legislação – Bahia – História Direito à educação The Free Womb Law Education Slave |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17013 |
Data do documento: | 19-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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