DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Teses de Doutorado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487

Title: Bonecas Falando para o Mundo: Identidades Sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneo
Authors: Dourado, Rodrigo Carvalho Marques
???metadata.dc.contributor.advisor???: Marfuz, Luiz César Alves
Keywords: Teatro Contemporâneo;Teatro Documentário;Biodrama;Teatralidade;Performatividade;Queer;Identidades Sexuais;(Des)identidades
Issue Date: 30-Oct-2014
Abstract: Esta pesquisa trata das relações entre o teatro contemporâneo e as identidades sexuais “desviantes”. Tendo como objetos de análise os espetáculos Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), seu objetivo é investigar como as formas assumidas pela cena na atualidade traduzem uma crise das categorias identitárias, que se reflete nas representações das experiências sexuais fora da norma. Para tal, procede-se a uma descrição dos espetáculos e, posteriormente, explora-se como as encenações em debate articulam os signos do palco, instaurando uma crise de sentidos. Nessa direção, sua moldura teórica dialoga com importantes elaborações sobre a cena da atualidade, como as noções de teatro performativo, teatro documentário, biodrama, autobiografia, teatralidade; e com ferramentais decisivos para a discussão sobre as identidades, como os conceitos de performatividade, (des)identificação, subalternidade e queer. Também não escapam ao debate categorias estéticas como grotesco, riso, ironia e camp. Tomando as identidades sexuais em seu caráter discursivo, este estudo considera que o palco contemporâneo, como máquina de produzir representações, questiona, mais que afirma, os saberes e significados estáveis sobre o “desviante” sexual, assumindo importante papel na desarticulação/exposição dos dispositivos de poder que operam sobre essa figura.
This research deals with the relations between contemporary theater and the “deviant” sexual identities. Taking as objects of analysis the plays Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), it’s goal is to investigate how the forms assumed by the scene in the present convey a crisis of identity categories wich is reflected in the representations of sexual experiences out of the norm. To this end, we present a description of the plays and then we explore how these works articulate the signs on the stage, establishing a crisis of meaning. The theoretical frame here used dialogues with important elaborations on the scene of the present such as the notions of performative theater, documentary theater, biodrama, autobiography, theatricality; and crucial tools to the discussion of identities, such as the concepts of performativity, (dis)identification, subalternity and queer. Also do not escape the debate aesthetic categories such as grotesque, laughter, irony and camp. Taking sexual identities in their discursive aspect, this study considers that the contemporary stage, as a machine in producing representations, questions rather than states, knowledges and stable meanings about the sexual “deviant”, assuming an important role in dismantling/displaying devices of power that operate over that figure.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA