Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarfuz, Luiz César Alves-
dc.contributor.authorDourado, Rodrigo Carvalho Marques-
dc.creatorDourado, Rodrigo Carvalho Marques-
dc.date.accessioned2014-10-30T12:44:49Z-
dc.date.available2014-10-30T12:44:49Z-
dc.date.issued2014-10-30-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16487-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata das relações entre o teatro contemporâneo e as identidades sexuais “desviantes”. Tendo como objetos de análise os espetáculos Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), seu objetivo é investigar como as formas assumidas pela cena na atualidade traduzem uma crise das categorias identitárias, que se reflete nas representações das experiências sexuais fora da norma. Para tal, procede-se a uma descrição dos espetáculos e, posteriormente, explora-se como as encenações em debate articulam os signos do palco, instaurando uma crise de sentidos. Nessa direção, sua moldura teórica dialoga com importantes elaborações sobre a cena da atualidade, como as noções de teatro performativo, teatro documentário, biodrama, autobiografia, teatralidade; e com ferramentais decisivos para a discussão sobre as identidades, como os conceitos de performatividade, (des)identificação, subalternidade e queer. Também não escapam ao debate categorias estéticas como grotesco, riso, ironia e camp. Tomando as identidades sexuais em seu caráter discursivo, este estudo considera que o palco contemporâneo, como máquina de produzir representações, questiona, mais que afirma, os saberes e significados estáveis sobre o “desviante” sexual, assumindo importante papel na desarticulação/exposição dos dispositivos de poder que operam sobre essa figura.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the relations between contemporary theater and the “deviant” sexual identities. Taking as objects of analysis the plays Carnes Tolendas: retrato escénico de un travesti (ARG), Luis Antonio-Gabriela (BR), Ópera (BR) e Paloma para matar (BR), it’s goal is to investigate how the forms assumed by the scene in the present convey a crisis of identity categories wich is reflected in the representations of sexual experiences out of the norm. To this end, we present a description of the plays and then we explore how these works articulate the signs on the stage, establishing a crisis of meaning. The theoretical frame here used dialogues with important elaborations on the scene of the present such as the notions of performative theater, documentary theater, biodrama, autobiography, theatricality; and crucial tools to the discussion of identities, such as the concepts of performativity, (dis)identification, subalternity and queer. Also do not escape the debate aesthetic categories such as grotesque, laughter, irony and camp. Taking sexual identities in their discursive aspect, this study considers that the contemporary stage, as a machine in producing representations, questions rather than states, knowledges and stable meanings about the sexual “deviant”, assuming an important role in dismantling/displaying devices of power that operate over that figure.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro Contemporâneopt_BR
dc.subjectTeatro Documentáriopt_BR
dc.subjectBiodramapt_BR
dc.subjectTeatralidadept_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectQueerpt_BR
dc.subjectIdentidades Sexuaispt_BR
dc.subject(Des)identidadespt_BR
dc.titleBonecas falando para o mundo: identidades sexuais "Desviantes" e Teatro Contemporâneopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMartins, Ferdinando Crepalde-
dc.contributor.refereesSchaffner, Carmen Paternostro-
dc.contributor.refereesVilhena, Deolinda Catarina França de-
dc.contributor.refereesSilva, Hebe Alves da-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/PPGACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicaspt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.subject.cnpqPerformancept_BR
dc.subject.cnpqEstudos de Gênero e Sexualidadept_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese PPGAC UFBA Rodrigo Carvalho Marques Dourado2014final.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.