https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16198
Tipo: | Dissertação |
Título: | DANÇAS CONTEMPORÂNEAS: ARTICULANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO |
Autor(es): | Murta, Flor |
Autor(es): | Murta, Flor |
Abstract: | A pesquisa apresentada objetivou compreender a articulação entre dança contemporânea e prática de ensino de artistas-professores. Para embasar as reflexões buscou-se aproximação com as ideias de Edgar Morin acerca das concepções de homem, mundo, ciência e complexidade; como também de dança contemporânea a partir de diversos autores. Para alcançar o objetivo proposto optou-se por utilizar a entrevista temática, semi-estruturada e recorrente, assim como a observação participante de práticas de ensino de três artistas-professores da dança contemporânea de Belo Horizonte/MG: Carlos Arão, Dudude Herrmann e Tuca Pinheiro. Como estratégia analítica foi utilizada a análise hermenêutica dialética. As reflexões realizadas suscitaram o entendimento da dança contemporânea como uma trama complexa, em que o que é tecido em conjunto cria a unidade dança contemporânea, que por sua vez se desdobra em pluralidades que são as próprias teias que a constitui. Tal pluralidade, assim como a inexistência de uma definição unívoca faz com que as práticas de ensino a ela relacionadas também sejam plurais. Apesar do aspecto da pluralidade ter sido notado, alguns pontos de confluência entre as práticas observadas foram identificados: a atitude investigativa como princípio norteador e o diálogo com o mundo contemporâneo e com o cotidiano. |
Palavras-chave: | Dança contemporânea Ensino de dança Prática docente |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGDANCA-UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Dança |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16198 |
Data do documento: | 29-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Flor Murta.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.