Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIannitelli, Leda Maria Muhana Martinez-
dc.contributor.authorMurta, Flor-
dc.creatorMurta, Flor-
dc.date.accessioned2014-09-29T19:57:07Z-
dc.date.available2014-09-29T19:57:07Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.date.submitted2014-03-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16198-
dc.description.abstractA pesquisa apresentada objetivou compreender a articulação entre dança contemporânea e prática de ensino de artistas-professores. Para embasar as reflexões buscou-se aproximação com as ideias de Edgar Morin acerca das concepções de homem, mundo, ciência e complexidade; como também de dança contemporânea a partir de diversos autores. Para alcançar o objetivo proposto optou-se por utilizar a entrevista temática, semi-estruturada e recorrente, assim como a observação participante de práticas de ensino de três artistas-professores da dança contemporânea de Belo Horizonte/MG: Carlos Arão, Dudude Herrmann e Tuca Pinheiro. Como estratégia analítica foi utilizada a análise hermenêutica dialética. As reflexões realizadas suscitaram o entendimento da dança contemporânea como uma trama complexa, em que o que é tecido em conjunto cria a unidade dança contemporânea, que por sua vez se desdobra em pluralidades que são as próprias teias que a constitui. Tal pluralidade, assim como a inexistência de uma definição unívoca faz com que as práticas de ensino a ela relacionadas também sejam plurais. Apesar do aspecto da pluralidade ter sido notado, alguns pontos de confluência entre as práticas observadas foram identificados: a atitude investigativa como princípio norteador e o diálogo com o mundo contemporâneo e com o cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança contemporâneapt_BR
dc.subjectEnsino de dançapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleDANÇAS CONTEMPORÂNEAS: ARTICULANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMachado, Adriana Bittencourt-
dc.contributor.refereesRibeiro, Mônica Medeiros-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsPPGDANCA-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Flor Murta.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.