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Title: Pontos para uma teoria do currículo em educação de jovens e adultos
Authors: Souza, Ester Maria de Figueiredo
???metadata.dc.contributor.advisor???: Marques, Maria Ornélia da Silveira
Keywords: Currículo;Educação;Linguagem;Curriculum;Education;Language
Issue Date: 13-Aug-2014
Abstract: Este estudo tem como objeto as práticas pedagógicas nas salas de aulas de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, esta investigação joga com as delimitações de teoria de currículo, políticas públicas e concepções subjacentes às práticas de ensino de jovens e adultos. A investigação parte de uma avaliação do programa REAJA – Repensando a Educação de Jovens e Adultos, do município de Vitoria da Conquista, compreendendo o período de 1999 a 2001. O REAJA constitui-se no recorte sobre as considerações relativas às políticas públicas de jovens e adultos e às práticas pedagógicas. Esse recorte aponta diretrizes e possibilidades para construção de uma teoria de currículo específica para Educação de Jovens e Adultos. Sustenta-se teoricamente no acervo de Paulo Freire, com interfaces nas contribuições dos seguintes autores. BAKHTIN(1986 e 1992), MCLAREN (1997); HADDAD (1991), DI PIERRO(2000). Comporta três partes: A primeira aborda as interfaces do currículo com políticas públicas. A segunda enfoca a concepção de práticas pedagógicas no interior de classes de Educação de Jovens e Adultos –EJA e a terceira recupera elementos teóricos e metodológicos das práticas, tipificando as relações entre currículo e linguagem, sintetizando uma organização do trabalho escolar. Metodologicamente, suporta-se na pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, investigando dados que foram sistematizados a partir de dois movimentos: 1.o campo de natureza objetiva, que envolveu a análise dos documentos regimentais do REAJA, os planejamentos didáticos dos docentes e demais documentos elaborados anteriormente à escolha desta temática de pesquisa; 2. o campo de pesquisa de natureza subjetiva, que envolveu dados produzidos a partir da definição do objeto, a posteriori a sua confirmação. Nesse campo utilizam-se de observação indireta das salas de aula, entrevistas semi-estruturadas, relatórios e depoimentos dos informantes e, em algumas situações, diários de campo dos professores.
ABSTRACT This study aims the pedagogical practices in the classrooms of Youth and Adult Education programs. Therefore, this investigation deals with the establishment of curriculum theory, public policies and theoretical and methodological concepts used with the practical teaching to youth and adult groups. The investigation has as its starting point the evaluation program REAJA – Rethinking the Youth and Adult Education - in the city of Vitória da Conquista, between 1999 and 2001. This program composes itself in a methodological view under youth and adult public policies considerations and pedagogical practices, showing ways and possibilities for the building up of a curriculum theory specific for the (EJA) Youth and Adult Education. According to BAKHTIN(1986&1992), MCLAREN (1997);.HADDAD (1991); DI PIERRO (2000).This study holds three sections. The first section addresses the interfaces of the curriculum with public policies. The second section approaches the concept of pedagogical practices in the classrooms for Youth and Adult Education programs. The third section restores theoretical-methodological elements, typifying the relationship between curriculum and language, systematizing an organization of the school work. Methodologically speaking, this study has its support in the qualitative research, of ethnographic disposition, investigating data which were systematized from two movements: 1. The field of objective disposition, which involved the analysis of regimental documents of the REAJA, didactical planning of the faculty members and the other documents which were elaborated before choosing the topic of this research; 2. The filed of subjective disposition, which involved data built up from the definition of the object, after its confirmation. In this field, it was utilized the indirect observation in the classrooms, semi structured interviews, reports and attestations from the interviewees and, in some cases, internship reports from the teachers. Keywords: Curriculum. Education. Language.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15598
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