Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15409
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Casa de ferreiro, espeto de pau? Estudando a precificação de marcas próprias em supermercados
Autor : Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Monteiro, Augusto de Oliveira
Oliveira, Sergio Ricardo Goes
Rocha, Joseilton Silveira da
metadata.dc.creator: Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Monteiro, Augusto de Oliveira
Oliveira, Sergio Ricardo Goes
Rocha, Joseilton Silveira da
Resumen : O presente artigo discute a evolução do posicionamento de marcas próprias ou de supermercados no Brasil, enfatizando o processo de formação de preços. O senso coletivo costuma atribuir às marcas dos varejistas o estigma do binômio preço baixo e qualidade inferior. Porém, estudos recentes indicam mudanças de atuação das marcas próprias, sugerindo um possível reposicionamento estratégico em busca de maior valor. A controvérsia motivou a busca de um diagnóstico atual sobre a ação destas marcas na formação dos preços. Foram pesquisados os preços de 2200 produtos, coletados em três diferentes redes de supermercado de Salvador, Bahia. A análise estatística dos dados evidenciou a prática de preços significativamente menores em marcas de supermercados. Os resultados obtidos sugerem haver espaço para a adoção de preços superiores para os produtos sob marcas próprias. Varejistas brasileiros poderiam utilizá-las como estratégia de diferenciação, reforçando a qualidade e o valor percebido destes produtos.
Palabras clave : Preços
Marcas próprias
Estratégia
Supermercado
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : ENANPAD
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15409
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Casa de ferreiro, espeto de pau - estudando a precificação de marcas próprias em supermercados.pdf166,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.