DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Dissertações de Mestrado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15285

Title: O espaço do saber ludo-sensível na prática pedagógica de estagiárias de educação infantil
Authors: Lima, Lucineide Ribas Leite
???metadata.dc.contributor.advisor???: Teixeira, Cristina Maria d'Ávila
Keywords: Saber docente;Saber ludo-sensível;Educação infantil;Estágio;Teaching knowledge;Playful - sensible knowledge;Child Education;Trainee
Issue Date: 25-Jul-2014
Abstract: RESUMO Esta pesquisa estuda um saber docente denominado saber ludo-sensível, que conjuga o saber lúdico e o sensível e que proporciona a integração de várias dimensões do ser humano no processo educacional. Este estudo foi realizado com estagiárias de educação infantil e apresenta como objetivo geral analisar para compreender qual o espaço concedido ao saber ludo-sensível na prática pedagógica de estagiárias que atuavam na Creche UFBA, buscando identificar a contribuição do estágio na construção desse saber. A abordagem é qualitativa e a opção metodológica desta pesquisa foi inspirada na etnopesquisa. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram observação participante e entrevista, e os sujeitos da pesquisa, estudantes de pedagogia da FACED/UFBA, que realizavam estágio remunerado na Creche da mesma Universidade. Os objetivos específicos são: conhecer e vislumbrar como se manifesta o saber ludo-sensível na prática pedagógica das estagiárias; investigar se e como a prática de estágio remunerado na Creche UFBA tem contribuído para a construção e mobilização desse saber. Os resultados indicaram que o saber ludo-sensível faz parte dos saberes profissionais das estagiárias que participaram da pesquisa: elas demonstraram esse saber através da rotina diária de suas práticas pedagógicas, de aspectos intersubjetivos e de compreensões apresentadas a respeito do saber ludo-sensível. O estágio na Creche UFBA apareceu neste trabalho como aspecto importante na construção do saber estudado.
ABSTRACT This research studies a kind of teaching knowledge denominated playful-sensible knowledge which permits the integration of various dimensions of the human being in the educational process. This study was realized with with trainee in child education. Its main goal is analyze the space devoted to the playful-sensible knowledge in the pedagogical practice of the trainee working at UFBA's (Federal University of Bahia, Brazil) kindergarten, trying to identify the contribution of the trainee period in the construction of this knowledge. Our approach is qualitative and inspired by ethnographic research. Data was collected through participant observation and interviews with the subjects of the research, pedagogy students form the UFBA's School of Education doing a remunerated trainee period in this university's kindergarten. The UFBA has contributed to the construction and use application of this knowledge. Our results indicate that the playful-sensible knowledge belongs to the professional knowledge of the trainees who were part of this research: they demonstrate this knowledge through their daily routine of pedagogical practices, inter-subjective dimensions and understandings about the playful-sensible knowledge. The trainee period at this kindergarten revealed itself an important element for the construction of this knowledge.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15285
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
dissertação final Lucineide Ribas Lima.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA