Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1500
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Comparação dos critérios valorizados na pesquisa científica por uma amostra de alunos e docentes do curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba)
Otros títulos : Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor : Figueiredo, Giovannini Cesar
Tavares-Neto, José
metadata.dc.creator: Figueiredo, Giovannini Cesar
Tavares-Neto, José
Resumen : O objetivo deste estudo foi verificar quais os valores que alunos e professores de graduação do Curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba) têm em relação a alguns critérios para condução de pesquisa científica. Uma pergunta foi aplicada, em datas diferentes, a dois grupos: um deles, composto de alunos do curso médico, candidatos a programa de iniciação científica; e o segundo grupo, por professores do curso de graduação, recém-concluintes do curso de Mestrado. O “respeito aos princípios bioéticos” e a “relevância social” receberam a maior valorização como critérios para a decisão em participar de pesquisa científica, enquanto a “publicabilidade” foi o menos valorizado. Não houve diferenças entre os dois grupos de estudo. Concluiu-se que a maior valorização dos princípios bioéticos e o interesse social da pesquisa científica indicam o respeito ao sujeito e à comunidade, embora a falta de interesse sobre a publicabilidade também possa comprometer a política de redução das disparidades regionais, porque diminui as possibilidades do fomento de cursos stricto sensu.
Palabras clave : Pesquisa médica
Ensino médico
Ética
Publicação científica
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1500
Fecha de publicación : 2004
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
4427-11152-1-PB M.pdf183,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.