Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1500
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Comparação dos critérios valorizados na pesquisa científica por uma amostra de alunos e docentes do curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba) |
Other Titles: | Revista de Ciências Médicas e Biológicas |
Authors: | Figueiredo, Giovannini Cesar Tavares-Neto, José |
metadata.dc.creator: | Figueiredo, Giovannini Cesar Tavares-Neto, José |
Abstract: | O objetivo deste estudo foi verificar quais os valores que alunos e professores de graduação do Curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba) têm em relação a alguns critérios para condução de pesquisa científica. Uma pergunta foi aplicada, em datas diferentes, a dois grupos: um deles, composto de alunos do curso médico, candidatos a programa de iniciação científica; e o segundo grupo, por professores do curso de graduação, recém-concluintes do curso de Mestrado. O “respeito aos princípios bioéticos” e a “relevância social” receberam a maior valorização como critérios para a decisão em participar de pesquisa científica, enquanto a “publicabilidade” foi o menos valorizado. Não houve diferenças entre os dois grupos de estudo. Concluiu-se que a maior valorização dos princípios bioéticos e o interesse social da pesquisa científica indicam o respeito ao sujeito e à comunidade, embora a falta de interesse sobre a publicabilidade também possa comprometer a política de redução das disparidades regionais, porque diminui as possibilidades do fomento de cursos stricto sensu. |
Keywords: | Pesquisa médica Ensino médico Ética Publicação científica |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1500 |
Issue Date: | 2004 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
4427-11152-1-PB M.pdf | 183,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.