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Title: Cenários de um currículo inovador: a formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Soares, Narciso das Neves
???metadata.dc.contributor.advisor???: Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza
Keywords: Formação inicial em exercício de professores;Currículo;Saberes para ensinar matemática;Educação matemática;Initial for mation of teachers in exercise;Curriculum;knowledge to teach mathematics;Mathematics education
Issue Date: 23-Jan-2014
Abstract: O objetivo desta pesquisa de tese foi “compreender o cenário criado por um Currículoem movimento, que se quer inovador, e as ações matemáticas formativas que emergem deste cenárioe suas implicações casuais com o pensamento complexo”.O texto se apresenta na forma de uma escrita narrativa. Os sujeitos da pesquisa são professoresdos anosiniciais do Ensino Fundamentalque se encontravam em Formação em Exercício no curso de Pedagogia nas cidades de Irecê e Tapiramutá,por intermédio dos Projetos Irecê e Tapiramutá da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia –FACED/UFBA. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou-se da metodologia do estudo decaso. A análise foi realizadapor meio dosseguintes recursos: os diários de ciclo, os memoriais de formaçãoe participação nos fóruns realizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle-UFBA, aoqualchamei de Grupo Focal Virtual.Os resultados da pesquisa indicam, entre outros aspectos, que os professores cursistas apresentamcarência formativa em relação ao sabernecessárioparao ensino dematemática e que encontraram no currículodo curso possibilidades intensasdeaprendizagense de articulações com os saberes matemáticos constituídos em sua época escolar. Outro resultado importante é que os professores,de fato,se consideram Professores de Matemática, o que fica explícito no registro dos memoriais, independentemente de sua formação. Quanto ao currículo do curso, este foi caracterizado aqui, como um currículo do tipo aberto, de possibilidades complexas, ligantes. Foi também observadaa carência dos professores cursistas de formularematividades lúdicas para ensinar matemática, sendo este um dos principais motivos pela procura das atividades curriculares oferecidas no campo da Educação Matemática. Pôde-se constatar que o currículo dos projetos Irecê e Tapiramutá se aproxima das características do pensamento complexo, como elaborado por Edgar Morin, possibilitando aos professores cursistas a compreensão de si, e de seu estar-no-mundo e com-o-mundo, e que os saberes constituídos satisfazeme vãoalém dos sete saberes para a educação do futuro, melhor dizendo, do presente, já que estes saberes precisam se adequar a este tempo. Na consolidação para o professor cursista formar o que se é: professor que ensina Matemática, aponto a necessidade de se manterem programas permanentes de formação continuada, visando àmelhoria continua da prática pedagógica docente.
ABSTRACT The Objective this research thesis was “ comprehend the scenario created by a Curriculum in motion, we want innovative, and the mathematical formative actions that emerge from this scenario and its implications casual with complex thinking”. The text is in the form of a writing narrative. The subjects are teachers of the early years of elementary school who were in Formation in Exercise in Pedagogy course in the cities of Irecê and Tarpiramuta through Projects Irecê and Tapiramutá the Faculty of Education of the Federal University of Bahia - FACED / UFBA. A qualitative research was used in the case study methodology. The analysis was conducted by means of the following features: the daily cyc le, memorials of formation, and participation in forums held in virtual learning environm ent Moodle - UFBA, to which I have called of Virtual Focus Group. The research results indicate, among other aspects, then participant teachers have training in relation to lack knowledge to teach mathematics and found in the course curriculum of intensive learning opportunities and joints made with mathematical knowledge in their time school. Another important result is that teachers actually consider themselves Mathematics Teachers, what is explicit in the registry of the memorials, independently of their formation. As the course cur riculum, this was characterized here, as an open curriculum for the type, of complex possibilities, binders. It was also observed the lack of recreational activities for participant teachers to teach mathematics, this being one of the main reasons for seek ing curricular activities offered in the field of Mathematics Education. It was noted that the curriculum of projects and Irecê and Tapiramutá approaches the characteristics of complex thinking, as elaborated by Edgar Morin, making possible to the particip ant teachers understanding of themselves, and your being - in- world and with - the - world, and that knowledge constituted satisfy and are beyond of the seven knowledge for the future education, better saying, of the present, since this knowledge need be suita ble for this time. On consolidation for participant teacher form what is: Teacher who teaches Mathematics, point the need to keep permanent programs continuous formation, Seeking continuous improvement in teaching practice teaching
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14446
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