Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14357
Tipo: Tese
Título: Atos de currículo e re-existências epistemológicas e formativas: um olhar crítico-hermenêutico sobre a formação de professores em atuação
Autor(es): Paim, Ana Verena Freitas
Autor(es): Paim, Ana Verena Freitas
Abstract: Este é um trabalho de tese que teve como objeto de pesquisa as re-existências dos professores-estudantes como atos de currículo do Curso de Licenciatura em Física do Programa de Formação para Professores (5ª à 8ª séries/Ensino Médio) – Modalidade Presencial, desenvolvido na Universidade Estadual de Feira de Santana. Investigar como as re-existências epistemológicas e formativas, enquanto atos de currículo se manifestaram neste Curso constituiu-se, portanto, no problema de pesquisa que norteou esta investigação. A pesquisa teve como objetivo maior compreender as re-existências epistemológicas e formativas desses professores-estudantes aos atos de currículo constitutivos do Curso de Licenciatura em Física do Programa de Formação para Professores. Para tanto, optei pela abordagem de pesquisa qualitativa a partir do viés teórico-metodológico da etnopesquisa crítica e multirreferencial de inspiração fenomenológica, pelos princípios que apresenta, pela pertinência ao tipo de estudo realizado e aos seus propósitos. Dado o caráter idiográfico do contexto e dos sujeitos pesquisados escolhi desenvolver um estudo de caso de tipo etnográfico. No trabalho de campo fiz uso de dispositivos de recolha de informações que permitiram a “escuta sensível” (BARBIER,1990) dos sujeitos e a revelação do fenômeno através de suas narrativas, a saber: a “entre-vista” aberta, o questionário com perguntas semi-abertas, o grupo focal, cartas formativas, análise documental e “narrativas catárticas” (PAIM,2013). O estudo do fenômeno da re-existência como atos de currículo no âmbito da formação revelou o poder dos sujeitos em seus processos formativos de autorizar-se e instituírem-se como atores sociopedagógicos, assim como me remeteu a um exercício reflexivo sobre os atos de currículo e suas implicações na formação. As re-existências dos professores-estudantes aos atos de currículo confirmaram, portanto, a inseparabilidade do Ser e sua existência no processo formativo, bem como a responsabilidade dos atos de currículo na formação, algo que pouco tem sido pensado quando se discute esse fenômeno, daí a relevância desse estudo.
Palavras-chave: Atos de currículo
Re-existência
Formação de professores
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14357
Data do documento: 14-Jan-2014
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paim.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.