DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Teses de Doutorado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13621

Title: As concepções de corpo na associação bloco carnavalesco ilê aiyê: um estudo a partir da história do bloco e das práticas pedagógicas das escolas banda erê e mâe Hilda.
Authors: Moreira, Anália de Jesus
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Maria Cecilia de Paula
Keywords: Corpo Humano;Aspectos simbólicos;Cultura afro-brasileira;Educação;Human Body;Symbolic aspects;Afro-Brazilian Culture;Education;Cuerpo humano;Aspectos simbólicos;Afro-brasileño de Cultura;Educación
Issue Date: 12-Nov-2013
Abstract: Este é um trabalho sobre as concepções de corpo na Associação Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e tem como proposta central discutir como o corpo é levado a contribuir para a afirmação da entidade. O caminho percorrido envolve um estudo de caso por meio de uma pesquisa do tempo presente que visa também levantar dados históricos sobre a construção do Ilê Aiyê e as formas por meio das quais esta entidade adquiriu tanta importância para os debates mais atuais sobre a problemática social e cultural na maior diáspora negra da América Latina, a cidade do Salvador. Para levantar os dados entram em foco a história do Ilê Aiyê e as práticas pedagógicas da Escola Mãe Hilda e da Escola Banda Erê. O objetivo foi desvelar que corpo é este que, encaixado em uma base de ancestralidade, move-se em direção a cultura, a educação e ao social, fazendo acontecer a diferença por via do lazer e das ações educativas. Trata-se de uma leitura do Ilê Aiyê e de seus compromissos herdados da luta do movimento negro ao longo dos tempos, tendo o corpo como elemento central e estratégico por via de práticas pedagógicas e compromissos históricos do Bloco.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13621
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE DE ANALIA DE JESUS MOREIRA.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA