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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel
Otros títulos : Revista Tempo Social
Autor : Norberto, Elaine
metadata.dc.creator: Norberto, Elaine
Resumen : O texto analisa estratégias de corporações automobilísticas de modo a defender três idéias. Em primeiro lugar, os aspectos materiais/funcionais, por um lado, e simbólicos, por outro, estão intimamente relacionados na construção de uma marca automobilística. Da coerência dessas ações derivam sinergias que transformam a marca num operador simbólico entre a corporação e os atores do mercado. Em segundo, o operador simbólico, uma vez constituído, pode favorecer, ou restringir, o acesso da corporação a segmentos de mercados, o que está vinculado ao processo de globalização. Em terceiro lugar, isso ocorre em virtude de a função da marca ser um dispositivo usado em estratégias de diferenciação e construção de identidades sociais. No desenvolvimento dessas idéias, procura-se dialogar com autores contemporâneos que refletiram sobre a questão da significação, como M. Sahlins, J. Baudrillard e C. Castoriadis.
Palabras clave : Marcas
Estratégias corporativas
Automóveis
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1311
Fecha de publicación : 2004
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (POSCULTURA)

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