Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12997
metadata.dc.type: Tese
Title: “Go with the flow”: a nova crítica de música a partir do fluxo fragmentado de mensagens nos sites de redes sociais
Authors: Nogueira, Bruno
metadata.dc.creator: Nogueira, Bruno
Abstract: Se existe um entendimento geral de que diversos elementos da cadeia produtiva da música mudaram após a internet, podemos afirmar que sua crítica também mudou? Esta tese faz uma investigação movida por esse questionamento inicial para, a partir daí, desconstruir desde a noção de crítica, seus dispositivos de valorização e legitimação, os locais de fala e o mercado em que circula, até a figura do crítico, seu papel e influência ao longo dos processos de formação da indústria da música até o atual contexto de rápidas mudanças. Para isso, faz uso de técnicas de observação participante e uma cartografia da crítica no atual contexto. Traçando um paralelo entre a ideia de cadeia produtiva da música e as teorias vigentes sobre redes sociais, a pesquisa problematiza questões referentes a construção da identidade de atores na rede e como sua representação se dá em uma dimensão muito maior do que se costuma apontar. A partir dessa dimensão maior, identifica, sim, uma nova forma da crítica que nasce de forma espontânea na internet. A tese apresenta em primeiro momento qual seria a relação com a crítica tradicional, quais as novas contribuições delimitando, assim, em que potencial estágio de transição estaria a nova crítica. O impacto no estágio atual da indústria da música e as perspectivas para o desenvolvimento junto a novos agentes da cadeia produtiva do campo.
Keywords: Crítica musical
música popular massiva
redes sociais
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12997
Issue Date: 18-Sep-2013
Appears in Collections:Tese (PÓSCOM)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.