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http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12654
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Title: | Implementação do ensino fundamental de nove anos em uma escola municipal de Salvador: processo participativo ou força da lei? |
Authors: | Chaves, Suellen da Silva |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Gomes, Celma Borges |
Keywords: | Ensino Fundamental de nove anos;Participação;Conselho escolar;Gestão da educação;Nine-year primary education;Participation;school board;Management education |
Issue Date: | 2012 |
Abstract: | A pesquisa tem como objetivo analisar como os membros do conselho escolar de uma escola municipal de Salvador compreendem o processo de participação na
implementação do ensino fundamental de nove anos. Nesse sentido, a investigação
configura-se enquanto um estudo de caso e busca responder a seguinte questão:
como os membros do conselho escolar interpretam a participação que tiveram no
contexto de implementação do Ensino Fundamental de nove anos em uma escola
municipal de Salvador-Bahia? Tomando como referencial uma abordagem de
pesquisa qualitativa, que possibilita a compreensão e interpretação de uma
realidade social para além de objetividades e concretudes, a pesquisa documental
envolveu, num primeiro momento, a identificação e análise de documentos
produzidos pelos órgãos competentes, enquanto que a análise da literatura
específica foi utilizada para a construção do referencial teórico do trabalho. O estudo
de caso foi desenvolvido em uma escola municipal de Salvador, no bairro de Itapuã,
e os sujeitos de pesquisa foram aqueles que integram o conselho escolar, a saber:
diretora, coordenadora pedagógica, professora, funcionária escolar e representante
da comunidade local. A realização de entrevistas e o uso do questionário semiestruturado
com os sujeitos da pesquisa revelaram que a compreensão acerca da
participação parece ser difusa e que tal conceito tem sido mal compreendido em sua
complexidade e, muitas vezes, banalizado nas práticas de gestão escolar. Por isso,
a discussão das potencialidades e percalços da participação da população na
gestão da escola envolve elucidar questões internas e externas que influenciam a
realização de tal prática, que perpassa por aspectos de ordem institucional,
ideológica e cultural. |
Description: | 157 f. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12654 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPGE)
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