DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Dissertações de Mestrado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12654

Title: Implementação do ensino fundamental de nove anos em uma escola municipal de Salvador: processo participativo ou força da lei?
Authors: Chaves, Suellen da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor???: Gomes, Celma Borges
Keywords: Ensino Fundamental de nove anos;Participação;Conselho escolar;Gestão da educação;Nine-year primary education;Participation;school board;Management education
Issue Date: 2012
Abstract: A pesquisa tem como objetivo analisar como os membros do conselho escolar de uma escola municipal de Salvador compreendem o processo de participação na implementação do ensino fundamental de nove anos. Nesse sentido, a investigação configura-se enquanto um estudo de caso e busca responder a seguinte questão: como os membros do conselho escolar interpretam a participação que tiveram no contexto de implementação do Ensino Fundamental de nove anos em uma escola municipal de Salvador-Bahia? Tomando como referencial uma abordagem de pesquisa qualitativa, que possibilita a compreensão e interpretação de uma realidade social para além de objetividades e concretudes, a pesquisa documental envolveu, num primeiro momento, a identificação e análise de documentos produzidos pelos órgãos competentes, enquanto que a análise da literatura específica foi utilizada para a construção do referencial teórico do trabalho. O estudo de caso foi desenvolvido em uma escola municipal de Salvador, no bairro de Itapuã, e os sujeitos de pesquisa foram aqueles que integram o conselho escolar, a saber: diretora, coordenadora pedagógica, professora, funcionária escolar e representante da comunidade local. A realização de entrevistas e o uso do questionário semiestruturado com os sujeitos da pesquisa revelaram que a compreensão acerca da participação parece ser difusa e que tal conceito tem sido mal compreendido em sua complexidade e, muitas vezes, banalizado nas práticas de gestão escolar. Por isso, a discussão das potencialidades e percalços da participação da população na gestão da escola envolve elucidar questões internas e externas que influenciam a realização de tal prática, que perpassa por aspectos de ordem institucional, ideológica e cultural.
Description: 157 f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12654
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SUELLEN CHAVES.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA