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metadata.dc.type: Tese
Título : O processo colaborativo no musical "com a perna no mundo": identificando articulações pedagógicas
Autor : Santa Rosa, Amélia Martins Dias
metadata.dc.creator: Santa Rosa, Amélia Martins Dias
Resumen : O teatro musical é uma manifestação artística que envolve a música, o teatro e a dança em um só evento e vem ganhando cada vez mais espaço no meio cultural do Brasil e do mundo. Esta prática artística também vem sendo realizada no meio educativo musical brasileiro em busca de dinamizar e enriquecer as apresentações dos alunos, através da inserção de outras linguagens artísticas. Este trabalho trata do teatro musical enquanto prática pedagógica voltada para a educação de jovens. Baseando-se nas ideias de autores das áreas da educação, da sociologia e da educação musical que apontam para o distanciamento entre a realidade do jovem e o ambiente educacional, ele recorre à prática coletiva de criação, chamada de processo colaborativo para desenvolver o diálogo com o universo juvenil buscando promover o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A partir do estudo da abordagem Pontes, criada por Oliveira (2001), desenvolvemos como objetivo principal desta tese, identificar e analisar as articulações pedagógicas no desenvolvimento do processo colaborativo de criação do musical “Com a perna no mundo”, com vistas à conquista da autonomia dos jovens participantes do Coral Juvenil da Universidade Federal da Bahia-UFBa, no ano de 2008. Para se alcançar este objetivo, foi realizado o processo colaborativo de criação de um musical com o grupo citado, tendo como metodologia a pesquisa-ação, através da qual os sujeitos envolvidos interagiram ativamente com o professor pesquisador em busca da transformação do contexto estudado. Durante o processo, foram realizadas anotações em diário de campo, entrevistas, filmagens e fotografias, através dos quais foi possível refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas e identificar as principais articulações pedagógicas utilizadas para o desenvolvimento deste processo colaborativo. Como resultado, identificamos como relevantes para promover um processo educacional significativo sob o ponto de vista dos jovens, articulações pedagógicas como a abertura para a expressão dos alunos, através da qual eles encontraram o espaço para expor as suas ideias, a mediação, por onde o professor coletava e organizava as diferentes criações para a construção do espetáculo, a objetividade, por onde o professor buscava imprimir um ritmo de trabalho sem rodeios e condizente com as expectativas dos jovens, a naturalidade, através da qual os professores se aproximaram dos alunos estabelecendo laços de afetividade e cumplicidade, a positividade, por onde os professores desenvolviam a autoconfiança dos jovens estimulando-os e acreditando na sua capacidade e a atitude desafiadora, através da qual os envolvidos eram encorajados a se superarem para alcançar metas. Este processo proporcionou aos alunos aprendizados em diversos aspectos na conquista da sua autonomia, tendo sido ao mesmo tempo estimulador do aprendizado docente. Palavras-chave: teatro musical; educação musical para jove
Palabras clave : Música - instrução e ensino
Teatro - musical
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12467
Fecha de publicación : 6-ago-2013
Aparece en las colecciones: Tese (PPGMUS)

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