Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Alda de Jesus | - |
dc.contributor.author | Santa Rosa, Amélia Martins Dias | - |
dc.creator | Santa Rosa, Amélia Martins Dias | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-06T13:23:11Z | - |
dc.date.available | 2013-08-06T13:23:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-06 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12467 | - |
dc.description.abstract | O teatro musical é uma manifestação artística que envolve a música, o teatro e a dança em um
só evento e vem ganhando cada vez mais espaço no meio cultural do Brasil e do mundo. Esta
prática artística também vem sendo realizada no meio educativo musical brasileiro em busca
de dinamizar e enriquecer as apresentações dos alunos, através da inserção de outras
linguagens artísticas. Este trabalho trata do teatro musical enquanto prática pedagógica
voltada para a educação de jovens. Baseando-se nas ideias de autores das áreas da educação,
da sociologia e da educação musical que apontam para o distanciamento entre a realidade do
jovem e o ambiente educacional, ele recorre à prática coletiva de criação, chamada de
processo colaborativo para desenvolver o diálogo com o universo juvenil buscando promover
o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A partir do estudo da abordagem Pontes, criada
por Oliveira (2001), desenvolvemos como objetivo principal desta tese, identificar e analisar
as articulações pedagógicas no desenvolvimento do processo colaborativo de criação do
musical “Com a perna no mundo”, com vistas à conquista da autonomia dos jovens
participantes do Coral Juvenil da Universidade Federal da Bahia-UFBa, no ano de 2008. Para
se alcançar este objetivo, foi realizado o processo colaborativo de criação de um musical com
o grupo citado, tendo como metodologia a pesquisa-ação, através da qual os sujeitos
envolvidos interagiram ativamente com o professor pesquisador em busca da transformação
do contexto estudado. Durante o processo, foram realizadas anotações em diário de campo,
entrevistas, filmagens e fotografias, através dos quais foi possível refletir sobre as práticas
pedagógicas realizadas e identificar as principais articulações pedagógicas utilizadas para o
desenvolvimento deste processo colaborativo. Como resultado, identificamos como relevantes
para promover um processo educacional significativo sob o ponto de vista dos jovens,
articulações pedagógicas como a abertura para a expressão dos alunos, através da qual eles
encontraram o espaço para expor as suas ideias, a mediação, por onde o professor coletava e
organizava as diferentes criações para a construção do espetáculo, a objetividade, por onde o
professor buscava imprimir um ritmo de trabalho sem rodeios e condizente com as
expectativas dos jovens, a naturalidade, através da qual os professores se aproximaram dos
alunos estabelecendo laços de afetividade e cumplicidade, a positividade, por onde os
professores desenvolviam a autoconfiança dos jovens estimulando-os e acreditando na sua
capacidade e a atitude desafiadora, através da qual os envolvidos eram encorajados a se
superarem para alcançar metas. Este processo proporcionou aos alunos aprendizados em
diversos aspectos na conquista da sua autonomia, tendo sido ao mesmo tempo estimulador do
aprendizado docente.
Palavras-chave: teatro musical; educação musical para jove | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Música - instrução e ensino | pt_BR |
dc.subject | Teatro - musical | pt_BR |
dc.title | O processo colaborativo no musical "com a perna no mundo": identificando articulações pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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