https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11865
Tipo: | Dissertação |
Título: | Produção do conhecimento sobre capoeira: uma análise a partir das teses do Departamento de Educação III – FACED/UFBA (1993-2006). |
Autor(es): | Miranda Filho, Vamberto Ferreira |
Autor(es): | Miranda Filho, Vamberto Ferreira |
Abstract: | Esta pesquisa buscou analisar três teses do Departamento de Educação III - FACED/UFBA que têm como objeto de estudo a capoeira e discutir algumas implicações para a prática pedagógica no campo da educação física. O referencial teórico utilizado aproximou-se de pressupostos das epistemologias popperiana e kuhniana, mas, sobretudo da epistemologia habermasiana. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa, identificando elementos da lógica diferenciada e perspectivas no âmbito da história e da educação que orientaram as teses analisadas. Os resultados apontaram indicadores duma possível (re) orientação teórico-epistemológica no campo da educação física no estado da Bahia, a partir das necessidades do contexto sócio-cultural da sociedade contemporânea, sobretudo dos povos afro-descendentes; e, o reconhecimento de fundamentos e possibilidades de intervenção no campo educacional através das formas de manifestação da cultura destes povos, especificamente da capoeira. |
Palavras-chave: | Produção do conhecimento Educação física Capoeira Producción del conocimiento Educación física |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11865 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Vamberto Miranda.pdf | 333,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.