Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11478
metadata.dc.type: Tese
Título : Hanseníase: um estudo sobre a experiência da enfermidade de pacientes em Salvador-Bahia
Autor : Martins, Patrícia Vieira
metadata.dc.creator: Martins, Patrícia Vieira
Resumen : A pesquisa que originou esta tese foi realizada com indivíduos residentes no Estado da Bahia, que buscaram tratamento em um hospital de referência na cidade de Salvador, e teve como objetivo responder, a partir de uma perspectiva socioantropológica, a uma série de indagações, tais como: de que maneira os pacientes construíram a experiência da enfermidade vivenciada por eles; qual foi a repercussão social da doença em suas vidas; quais os significados atribuídos a ela; quais as estratégias de enfrentamento utilizadas por eles no dia a dia e, mais especificamente, no ambiente de trabalho. Observamos que alguns pacientes demoraram anos para obter um diagnóstico correto da doença. Alguns deles, quando iniciavam tratamento, apresentavam surtos reacionais à medicação e tornavam-se “crônicos” por longos períodos, sendo que outros apresentavam sequelas permanentes. Os resultados da pesquisa são apresentados em três artigos que abordam diferentes dimensões da experiência da enfermidade de pacientes com hanseníase. O primeiro artigo, intitulado “Itinerários Terapêuticos de pacientes com diagnóstico de hanseníase em Salvador-Bahia,” aborda os itinerários terapêuticos dos pacientes e discute sua trajetória e as dificuldades que enfrentaram para obter o diagnóstico da doença. Discute-se no artigo os fatores que contribuem para o diagnóstico tardio e seu impacto na vida dos pacientes. O segundo artigo, intitulado “Sofrimento além da pele: experiência da enfermidade vivenciada por indivíduos em tratamento de hanseníase em Salvador-Bahia”, aborda a experiência dos pacientes com hanseníase e como a enfermidade transformou suas vidas, sua relação com o próprio corpo e com as outras pessoas. No terceiro artigo, intitulado“Eu não tenho coragem de dizer que eu tive hanseníase”: estigma da enfermidade entre pacientes em Salvador.
Palabras clave : Hanseníase
Itinerário Terapêutico
Experiência da Enfermidade
Editorial : Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, como requesito parcial para obtenção do título de Doutor em Saúde Pública.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11478
Fecha de publicación : 2013
Aparece en las colecciones: Tese (ISC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Patricia Vieira Martins. 2013.pdf274,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.