https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11182
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A formação humana no horizonte da integralidade |
Título(s) alternativo(s): | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos |
Autor(es): | Mogilka, Maurício |
Autor(es): | Mogilka, Maurício |
Abstract: | Este artigo intenciona apresentar o tema, o percurso desenvolvido e os resultados de uma pesquisa recentemente concluída. O tema da investigação foram os processos de formação integral do sujeito. Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século XX, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, que foi desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. |
Palavras-chave: | Prática educativa Subjetividade Formação integral Educação democrática Pedagogia humanista |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11182 |
Data do documento: | 2006 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação humana no horizonte da integralidade.pdf | 209,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.