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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11117
Tipo: Dissertação
Título: Organização do trabalho pedagógico na formação de professores do MST: realidade e possibilidades
Autor(es): Titton, Mauro
Autor(es): Titton, Mauro
Abstract: Este estudo insere-se entre os que investigam a prática pedagógica na formação de professores do MST, tendo por objeto a organização do trabalho pedagógico. Como problema norteador perguntamos: “Os projetos de formação em Pedagogia da Terra em desenvolvimento no MST/BA alteram a organização do trabalho pedagógico possibilitando a apreensão/construção do conhecimento a partir da práxis revolucionária da luta pela terra”? Buscamos identificar relações entre trabalho e educação, reconhecendo que o trabalho pedagógico e sua organização expressam na particularidade do Movimento Social traços gerais do trabalho alienado, impregnando a ação educativa de contradições cujo conteúdo histórico coloca em risco as pretensões emancipatórias do próprio Movimento. Indicamos que há possibilidades concretas e de essência que devem ser identificadas nas contradições presentes no curso para redimensionar a prática. Portanto, buscamos contribuir com a construção da teoria pedagógica concreta, contribuindo com o movimento para articular o processo de formação à luta pela terra e na construção do socialismo.
Palavras-chave: Rural education
Teachers - Formation
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
Educação do campo
Professores - Formação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11117
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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