DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Dissertações de Mestrado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11113

Title: Professores em movimento: a luta pela definição do estatuto e plano de carreira do magistério em Petrolina - Pe
Authors: Vieira, Josenilton Nunes
???metadata.dc.contributor.advisor???: Gomes, Celma Borges
Keywords: Estado;Sociedade;Município;Movimento coletivo;Professores;Participação;Gestão;Sistemas de escolas municipais - Petrolina
Issue Date: 2002
Abstract: Este trabalho de pesquisa consistiu em descrever e analisar o movimento dos professores vinculados à Rede Municipal de Ensino de Petrolina - PE na luta pela definição do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério. Objetivou identificar os fatores favoráveis à gestão democrática nos sistemas municipais de ensino, nele foram verificadas as ocorrências e decorrências do processo de elaboração, discussão e aprovação da lei que instituiu novas regras para a gestão educacional no citado contexto. Destacou-se como referencial de análise a relação Estado-sociedade e as mudanças conjunturais provocadas pelos movimentos coletivos e a emergência de atores sociais empenhados em estabelecer uma nova ordem. A observação participante, as entrevistas, a aplicação de questionários e análise documental se constituíram em procedimentos fundamentais na apreensão e compreensão dos elementos que se articulam na produção dos significados da autonomia e participação docente na definição das normas que passaram a regulamentar a carreira profissional do magistério no referido município.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11113
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Josenilton Nunes Vieira.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA